Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 92. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

">ImageUrl de cada Image informando o nome da imagem que será utilizada nele. Se preferir clique no botão reticências da propriedade e localize uma imagem no disco.

 

Nota: As imagens em um site devem ficar em um caminho conhecido das páginas. O ideal é colocá-las sempre na mesma pasta do website ou em um diretório na raiz, tal como: imagens. Nesse caso o caminho da foto/imagem na propriedade ImageUrl ficaria algo como “\imagens\image.gif”.

 

Na célula do meio digite um texto de sua preferência. Nesse treinamento usei a frase “Treinamento em ASP.NET”. Em seguida insira três componentes do tipo Hyperlink, também da paleta Web Controls, um em cada célula da segunda linha como podemos ver na Figura 1. Modifique a propriedade ID de cada Hyperlink usando os nomes “hylSessao”, “hylGerenciaEmails” e “hylXML”, respectivamente. Seguindo da esquerda para a direita modifique a propriedade NavigateUrl de cada Hyperlink informando “Session.aspx”, “GerenciaEmails.aspx” e “ArquivosXML.aspx”.

A propriedade NavigateUrl é justamente o arquivo (página) que será chamado quando clicado, ou seja, o link em si.

 

Figura 1. Arquivo de cabeçalho

 

Adicione um novo User Control como fizemos anteriormente, mas dessa vez faremos algo mais simples, pois este será o rodapé da página. Salve este User Control como “rodape.ascx”.

Insira um componente do tipo HTML Horizontal Rule da paleta HMTL Elements. Ao final dele pressione Enter e então digite o texto “Copyright (2007) by ClubeDelphi – Todos os direitos reservados”. Com isso, você pode criar apenas um arquivo padrão e usá-lo em qualquer página, eliminando a necessidade de repetir o mesmo código diversas vezes. Figura 2

 

Figura 2. Arquivo de rodapé

UserControls são formulários Web encapsulados em um controle reutilizável. Eles são usados para armazenar blocos de código repetitivos que muitas páginas de um site Web poderão precisar. Em vez de ter que copiar e colar blocos de código repetitivo para fornecer o cabeçalho em todas as páginas, podemos criar um único controle que terá estes blocos de código prontos para serem usados. Eles substituem o modo antigo do ASP de se acoplar funções em outros arquivos utilizando o método include files.

Estes controles podem fazer muito mais do que simplesmente gerar cabeçalhos, podem ser atribuídos, por exemplo, a maneira como as páginas irão se comportar diante do usuário. Podem também ser criados atributos e métodos de modo que o controle possa se adaptar dependendo dos valores configurados ou fornecidos pelo usuário ou pelo próprio sistema. Todos os User Controls que forem criados devem ter a extensão “.ascx”.

Após criados, os User Controls ficam disponíveis no Project Manager, bastando apenas arrastá-los para o local onde ficarão armazenados na página. Veja um exemplo na Figura 3 de como ficou nossa tela.

 


Figura 3. Exemplo de página com User Control

 

Criando e entendendo o conceito de Session

O conceito de sessões é fundamental para que você usufrua os recursos que o ASP.NET e a internet proporcionam às aplicações. Sempre que você abre um site, é criada uma sessão no servidor para cada internauta. Isso significa que, se dez mil usuários acessarem o mesmo site ao mesmo tempo, serão criadas dez mil sessões. Portanto, não há nenhum problema em manter diversas Sessions, mesmo porque isso já é feito de forma automática no servidor.

A sessões em diversas linguagens de programação, incluindo o ASP.NET, são chamadas de Session. Como uma Session não enxerga a outra, é possível trabalhar com os dados de seus respectivos internautas. Todas as variáveis de sessão criadas poderão ser enxergadas em qualquer página até que o internauta feche o site ou que a conexão caia. Em resumo, uma Session é uma área restrita para cada usuário. Veja por exemplo como adicionar uma sessão:

 

Session.Add(‘Nome’, ‘Adriano Santos’);

 

Vamos criar uma nova página e entender melhor, na prática, como é usar sessões. Crie um novo formulário usando a opção File|New|Other>Delphi for .NET Projects>New ASP.NET Files>ASP.NET Pages e chame-o de “Session.aspx” salvando-o na página de nosso projeto DelphiMag.

Para inserir o cabeçalho que criamos anteriormente apenas arraste o User Control cabecalho.ascx para a página recém criada e repita esse procedimento para o arquivo “rodape.ascx”. Desenhe uma tela semelhante à ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo