Artigo Clube Delphi 92 - Treinamento em ASP.NET - Parte 3

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 92.

 

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 92. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Treinamento em ASP.NET – Parte 3

Primeiros passos com ASP.NET

 

Esta é a última parte do treinamento em ASP.NET da sessão EasyDelphi. Aqui, você aprenderá o conceito de Session, bem como a criar e ler variáveis de sessão, enviar e-mails para um conjunto de clientes selecionados e criar e ler arquivos XML a partir de um Dataset. Você verá também como criar arquivos de cabeçalho e rodapé que serão usados em todas as páginas de seu site.

Neste artigo veremos técnicas de conexão com o banco de dados para a montagem de arquivos XML bem como listagem dos clientes para envio de e-mails.

Criando o cabeçalho e rodapé único 

Na parte 1 deste treinamento, foi criada uma aplicação chamada DelphiMag, que contém todos os arquivos desenvolvidos até aqui. Portanto, abra esta aplicação e adicione um novo User Control utilizando-se do menu File|New|Other>Delphi for .NET Projects>New ASP.NET Files>ASP.NET User Control. Salve-o como “cabecalho.ascx” no diretório da aplicação. Repare na extensão desse arquivo; ele será utilizado como cabeçalho em todas as páginas do site. No layout deste documento, adicione uma tabela com 2 linhas (“Rows”) e 3 colunas (“Columns”) assim como fizemos nos demais artigos do treinamento.

Na primeira célula e na última da primeira linha, arraste um componente do tipo Image da paleta Web Controls na Tool Palette. Configure a propriedade ImageUrl de cada Image informando o nome da imagem que será utilizada nele. Se preferir clique no botão reticências da propriedade e localize uma imagem no disco.

 

Nota: As imagens em um site devem ficar em um caminho conhecido das páginas. O ideal é colocá-las sempre na mesma pasta do website ou em um diretório na raiz, tal como: imagens. Nesse caso o caminho da foto/imagem na propriedade ImageUrl ficaria algo como “\imagens\image.gif”.

 

Na célula do meio digite um texto de sua preferência. Nesse treinamento usei a frase “Treinamento em ASP.NET”. Em seguida insira três componentes do tipo Hyperlink, também da paleta Web Controls, um em cada célula da segunda linha como podemos ver na Figura 1. Modifique a propriedade ID de cada Hyperlink usando os nomes “hylSessao”, “hylGerenciaEmails” e “hylXML”, respectivamente. Seguindo da esquerda para a direita modifique a propriedade NavigateUrl de cada Hyperlink informando “Session.aspx”, “GerenciaEmails.aspx” e “ArquivosXML.aspx”.

A propriedade NavigateUrl é justamente o arquivo (página) que será chamado quando clicado, ou seja, o link em si.

 

Figura 1. Arquivo de cabeçalho

 

Adicione um novo User Control como fizemos anteriormente, mas dessa vez faremos algo mais simples, pois este será o rodapé da página. Salve este User Control como “rodape.ascx”.

Insira um componente do tipo HTML Horizontal Rule da paleta HMTL Elements. Ao final dele pressione Enter e então digite o texto “Copyright (2007) by ClubeDelphi – Todos os direitos reservados”. Com isso, você pode criar apenas um arquivo padrão e usá-lo em qualquer página, eliminando a necessidade de repetir o mesmo código diversas vezes. Figura 2

 

Figura 2. Arquivo de rodapé

UserControls são formulários Web encapsulados em um controle reutilizável. Eles são usados para armazenar blocos de código repetitivos que muitas páginas de um site Web poderão precisar. Em vez de ter que copiar e colar blocos de código repetitivo para fornecer o cabeçalho em todas as páginas, podemos criar um único controle que terá estes blocos de código prontos para serem usados. Eles substituem o modo antigo do ASP de se acoplar funções em outros arquivos utilizando o método include files.

Estes controles podem fazer muito mais do que simplesmente gerar cabeçalhos, podem ser atribuídos, por exemplo, a maneira como as páginas irão se comportar diante do usuário. Podem também ser criados atributos e métodos de modo que o controle possa se adaptar dependendo dos valores configurados ou fornecidos pelo usuário ou pelo próprio sistema. Todos os User Controls que forem criados devem ter a extensão “.ascx”.

Após criados, os User Controls ficam disponíveis no Project Manager, bastando apenas arrastá-los para o local onde ficarão armazenados na página. Veja um exemplo na Figura 3 de como ficou nossa tela.

 


Figura 3. Exemplo de página com User Control

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?