Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 93. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Verdana">Incluir eventos para interagir como o usuário;

  • Incluir barra de progresso.
  •  

    Todos os recursos descritos anteriormente podem ser facilmente implementados a aplicação sem auxílio de nenhuma biblioteca de terceiro. Tudo nativo do Delphi. Mão na massa e vamos aos exemplos práticos.

    Entendendo a barra de Status (StatusBar)

    Para começar vejamos primeiramente o que exatamente é a barra de status e quais suas utilidades. A barra de status, ou StatusBar, está presente na VCL do Delphi desde as primeiras versões da ferramenta e é utilizada como uma barra auxiliar em diversos aplicativos, principalmente para ser mostrar mensagens ou o estado de alguma situação. Podemos citar como exemplos típicos os aplicativos Windows Explorer e Word da Microsoft, que se utiliza de barras de status para mostrar dados do disco rígido e do documento atual, respectivamente. (Figuras 1 e 2)

     

    Figura 1. Barra de status no Microsoft Word

     

    Figura 2. Barra de status no Microsoft Windows Explorer

     

    Perceba que o rodapé do Word e do Windows Explorer mostra informações importantes para o usuário, tais como número da página atual e o número total de páginas (“Word”) e o espaço em disco disponível (“Windows Explorer”). Além disso, é perfeitamente possível incluir imagens, barras de progresso e até interagir com o usuário por meio de eventos, ou seja, o permitir ações ao clicar na barra.

    Para iniciar o uso do StatusBar vejamos como fazer como que a aplicação inteira mostre o Hint de ajuda diretamente na barra. Criaremos uma aplicação simples e adicionaremos recursos mais avançados a StatusBar.

     

    Nota do DevMan

    Todo componente visual possui uma propriedade Hint usada para mostrar mensagens ao usuário da aplicação. Por padrão, os hint’s são exibidos em forma de pequenas caixas amarelas quando passamos o mouse sobre um objeto.

     

    Criando a aplicação exemplo

    Crie uma nova aplicação no Delphi 7.0 ou na versão que preferir e salve seu formulário principal como “uPrincipal.pas” usando o menu File|Save as. Modifique a propriedade Name do formulário para “frmPrincipal” e seu Caption para “Trabalhando com StatusBar”. Em seguida salve a aplicação como “StatusBar.dpr” usando o menu File|Save project as. Inclua um componente MainMenu(“mnuPrincipal”) da paleta Standard. Modifique o mnuPrincipal incluindo itens menu conforme a estrutura da Figura 3.

     

    ...

    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo