Artigo Clube Delphi 93 - Conhecendo e personalizando o componente StatusBar

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 93.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 93. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Conhecendo e personalizando o componente StatusBar

Saiba tudo sobre o componente StatusBar e personalize-o como desejar

 

Na seção Easy Delphi passada falei sobre alguns dos componentes, funções e procedimentos para exibição de mensagens ao usuário final. Vimos como utilizar ShowMessage, MessageDlg e MessageBox. Passamos também por componentes de diálogo, tais como: OpenDialog, SaveDialog etc. Nessa seção quero falar sobre outro componente bastante interessante e que acredito não ser tão abordado no dia-a-dia quanto os demais já comentados. Trata-se do StatusBar. Veremos nesse artigo algumas das principais características desse controle que sem dúvida nenhuma pode se tornar um poderoso aliado de sua aplicação.

Em nossa aplicação exemplo faremos uso do StatusBar e aprenderemos a:

 

  • Mostrar Hint’s de toda a aplicação, incluindo botões e menus, diretamente na barra de Status;
  • Desenhar imagens na barra;
  • Incluir eventos para interagir como o usuário;
  • Incluir barra de progresso.

 

Todos os recursos descritos anteriormente podem ser facilmente implementados a aplicação sem auxílio de nenhuma biblioteca de terceiro. Tudo nativo do Delphi. Mão na massa e vamos aos exemplos práticos.

Entendendo a barra de Status (StatusBar)

Para começar vejamos primeiramente o que exatamente é a barra de status e quais suas utilidades. A barra de status, ou StatusBar, está presente na VCL do Delphi desde as primeiras versões da ferramenta e é utilizada como uma barra auxiliar em diversos aplicativos, principalmente para ser mostrar mensagens ou o estado de alguma situação. Podemos citar como exemplos típicos os aplicativos Windows Explorer e Word da Microsoft, que se utiliza de barras de status para mostrar dados do disco rígido e do documento atual, respectivamente. (Figuras 1 e 2)

 

Figura 1. Barra de status no Microsoft Word

 

Figura 2. Barra de status no Microsoft Windows Explorer

 

Perceba que o rodapé do Word e do Windows Explorer mostra informações importantes para o usuário, tais como número da página atual e o número total de páginas (“Word”) e o espaço em disco disponível (“Windows Explorer”). Além disso, é perfeitamente possível incluir imagens, barras de progresso e até interagir com o usuário por meio de eventos, ou seja, o permitir ações ao clicar na barra.

Para iniciar o uso do StatusBar vejamos como fazer como que a aplicação inteira mostre o Hint de ajuda diretamente na barra. Criaremos uma aplicação simples e adicionaremos recursos mais avançados a StatusBar.

 

Nota"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?