editor de textos com o componente RichEdit

 

Muitas vezes utilizamos em nossas aplicações o componente RichEdit, que possibilita aos programadores aplicá-los em inúmeras situações durante o desenvolvimento de suas aplicações. Entre as diversas utilidades estão formulários de cadastros como notícias, formulários de envio de e-mail ou a criação de seu próprio editor de textos. Com o componente RichEdit você pode criar e aperfeiçoar muitas das utilidades que o Notepad (“Bloco de Notas”) do Windows possui. Pode inovar na criação de um Layout e na aplicação de ferramentas e configurações na digitação de textos, salvá-los e reabri-los sem perder nenhuma formatação.

Veja neste artigo a criação de um simples editor usando o componente RichEdit e aprenda maneiras de como utilizar suas propriedades codificando situações de formatação de textos, tais como alteração da fonte, tamanho e cor da letra, utilização de estilos de formatação como negrito, sublinhado entre outros. Também alinhamentos e espaçamentos de parágrafos. Faremos uso também, em algumas situações, de alguns componentes da paleta Dialogs do Delphi com a função de definir o Layout de impressão, salvar e abrir documentos salvos pelo editor de textos ou até mesmo por outros editores.

 

Criando a aplicação

A criação do editor de textos trata-se de uma simples aplicação na qual utilizaremos o Delphi 7 para a criação do aplicativo Win32. Não será necessária a utilização de nenhuma espécie de banco de dados ou instalação de componentes de terceiros. Serão apenas utilizados componentes nativos das paletas do Delphi. Crie a aplicação no menu File|New>Application e altere a propriedade Caption do formulário principal para “Meu editor de Textos” e em seguida nomeie o formulário para “frmEditor”. Salve a Unit do formulário como “uPrincipal.pas” e o projeto como “TextEditor.dpr”. Adicione ao formulário principal um componente MainMenu(“MainMenu1”) da paleta Standard e com duplo clique do mouse crie uma estrutura de menus conforme ilustrado na Figura 1. Esta estrutura de menus também será utilizada mais adiante para a criação dos atalhos de acesso rápido.

 

Figura 1. Estrutura de menus do sistema

 

Definida agora toda a estrutura de menus e opções do nosso editor de textos, vamos adicionar da paleta Win32 um componente ToolBar(“BarraButtons”) para que possamos criar alguns atalhos de acesso rápido a algum menus do sistema. Com o clique do botão direito sobre a ToolBar selecione a opção New Button, criando assim um novo botão (“btNovo”) na barra de atalhos. Crie logo após mais três botões utilizando o mesmo método. Nomeie os botões como “btAbrir”, “btSalvar” e “btImprimir”, respectivamente. Dessa forma acabamos de criar os botões de atalho para os principais itens do menu “Arquivo” e vamos criar agora para os itens do menu Editar.

Antes de criar um novo botão na barra de atalhos, vamos adicionar um separador a fim de organizar melhor e categorizar por grupos de funções na barra de atalhos. Clicando sob a barra com o botão direito do mouse e selecionando a opção New Separator.

Criado um separador logo após o primeiro grupo de botões, criaremos agora os botões para relacionar atalhos aos itens do menu Editar. Crie três botões destinados a este grupo com os nomes “btCopiar”, “btRecortar” e “btColar”. Logo após adicione um novo separador ao menu.

Sendo nossa idéia a de criar um editor de textos, é interessante que para uma fácil edição do mesmo o usuário tenha sempre de fácil acesso os tipos de fontes para que a qualquer momento possa alterá-la em trechos do seu texto. Para oferecer esta opção ao usuário, adicionaremos também à barra de atalhos um componente ComboBox(“ckFontes”) da paleta Standard que será povoado logo mais com toda a lista de fontes instaladas no Windows. Adicionado o componente, crie um novo separador na barra de atalhos. Além da alteração do tipo de fonte em um texto, o usuário precisa também ter sempre de fácil acesso a alteração do tamanho da fonte que está utilizando, e para isso adicione à barra um novo componente ComboBox(“ckTamanho”), e na sua propriedade Items adicione as variações de tamanhos que deseja disponibilizar. No editor de itens do componente adicione, separados por linha, os seguintes valores:

 

6, 8, 10, 11, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 28, 30, 32, 40.

 

A alteração das cores de um texto que se está digitando também é uma característica muito importante durante a criação de um editor. Inclua na barra de atalhos um componente ColorBox(“ckCor”) da paleta Additional e em seguida insira mais um separador à barra.

Para permitir a formatação e aplicação de estilos de formatação para textos com negrito, itálico, sublinhado e riscado, adicione à barra de atalhos quatro botões, “btNegrito”, “btItalico”, “btSublinhado” e “btRiscado”. Insira um novo separador. Por último, inclua na barra de atalhos mais três botões “btEsquerda”, “btCentro” e “btDireita” que serão utilizados com a finalidade de alinhar o texto para esquerda, centralizar e organizar à direita.

Nossa aplicação está aparecendo agora de uma forma um tanto estranha, temos apenas o menu e uma barra de atalhos com vários botões, sendo que nenhum deles ainda dispõe de qualquer tipo de identificação visual para sua funcionalidade. Para definir um estilo de layout e caracterizar cada botão de atalho, arraste para o formulário um componente ImageList(“AtalhoImages”) da paleta Win32. Com um clique duplo sobre o mesmo abra seu editor e adicione uma série de imagens de acordo com as funcionalidades que queremos atribuir ao nosso editor de textos. As imagens a serem adicionadas deverão estar com formatos de arquivo como *.bmp ou *.ico e poderão ser facilmente localizadas no diretório de imagens instaladas pelo próprio Delphi, encontradas no caminho padrão em ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo