Artigo Clube Delphi 94 - Editor de Textos com RichEdit

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (4)  (0)

Veja a criação de um simples editor usando o componente RichEdit e aprenda maneiras de como utilizar suas propriedades codificando situações de formatação de textos, tais como alteração da fonte, tamanho e cor da letra, sublinhado entre outros.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 94. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Editor de Textos com RichEdit

Veja como criar seu próprio editor de textos com o componente RichEdit

 

Muitas vezes utilizamos em nossas aplicações o componente RichEdit, que possibilita aos programadores aplicá-los em inúmeras situações durante o desenvolvimento de suas aplicações. Entre as diversas utilidades estão formulários de cadastros como notícias, formulários de envio de e-mail ou a criação de seu próprio editor de textos. Com o componente RichEdit você pode criar e aperfeiçoar muitas das utilidades que o Notepad (“Bloco de Notas”) do Windows possui. Pode inovar na criação de um Layout e na aplicação de ferramentas e configurações na digitação de textos, salvá-los e reabri-los sem perder nenhuma formatação.

Veja neste artigo a criação de um simples editor usando o componente RichEdit e aprenda maneiras de como utilizar suas propriedades codificando situações de formatação de textos, tais como alteração da fonte, tamanho e cor da letra, utilização de estilos de formatação como negrito, sublinhado entre outros. Também alinhamentos e espaçamentos de parágrafos. Faremos uso também, em algumas situações, de alguns componentes da paleta Dialogs do Delphi com a função de definir o Layout de impressão, salvar e abrir documentos salvos pelo editor de textos ou até mesmo por outros editores.

 

Criando a aplicação

A criação do editor de textos trata-se de uma simples aplicação na qual utilizaremos o Delphi 7 para a criação do aplicativo Win32. Não será necessária a utilização de nenhuma espécie de banco de dados ou instalação de componentes de terceiros. Serão apenas utilizados componentes nativos das paletas do Delphi. Crie a aplicação no menu File|New>Application e altere a propriedade Caption do formulário principal para “Meu editor de Textos” e em seguida nomeie o formulário para “frmEditor”. Salve a Unit do formulário como “uPrincipal.pas” e o projeto como “TextEditor.dpr”. Adicione ao formulário principal um componente MainMenu(“MainMenu1”) da paleta Standard e com duplo clique do mouse crie uma estrutura de menus conforme ilustrado na Figura 1. Esta estrutura de menus também será utilizada mais adiante para a criação dos atalhos de acesso rápido.

 

Figura 1. Estrutura de menus do sistema

 

Definida agora toda a estrutura de menus e opções do nosso editor de textos, vamos adicionar da paleta Win32 um componente ToolBar(“BarraButtons”) para que possamos criar alguns atalhos de acesso rápido a algum menus do sistema. Com o clique do botão direito sobre a ToolBar selecione a opção New Button, criando assim um novo botão (“btNovo”) na barra de atalhos. Crie logo após mais três botões utilizando o mesmo método. Nomeie os botões como “btAbrir”, “btSalvar” e “btImprimir”, respectivamente. Dessa forma acabamos de criar os botões de atalho para os principais itens do menu “Arquivo” e vamos criar agora para os itens do menu Editar.

Antes de criar um novo botão na barra de atalhos, vamos adicionar um separador a fim de organizar melhor e categorizar por grupos de funções na barra de atalhos. Clicando sob a barra com o botão direito do mouse e selecionando a opção New Separator.

Criado um separador logo após o primeiro grupo de botões, criaremos agora os botões para relacionar atalhos aos itens do menu Editar. Crie três botões destinados a este grupo com os nomes “btCopiar”, “btRecortar” e “btColar”. Logo após adicione um novo separador ao menu.

Sendo nossa idéia a de criar um editor de textos, é interessante que para uma fácil edição do mesmo o usuário tenha sempre de fácil acesso os tipos de fontes para que a qualquer momento possa alterá-la em trechos do seu texto. Para oferecer esta opção ao usuário, adicionaremos também à barra de atalhos um componente ComboBox(“ckFontes”) da paleta Standard que será povoado logo mais com toda a lista de fontes instaladas no Windows. Adicionado o componente, crie um novo separador na barra de atalhos. Além da alteração do tipo de fonte em um texto, o usuário precisa também ter sempre de fácil acesso a alteração do tamanho da fonte que está utilizando, e para isso adicione à barra um novo componente ComboBox(“ckTamanho”), e na sua propriedade Items adicione as variações de tamanhos que deseja disponibilizar. No editor de itens do componente adicione, separados por linha, os seguintes valores:

 

6, 8, 10, 11, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 28, 30, 32, 40.

 

A alteração das cores de um texto que se está digitando também é uma característica muito importante durante a criação de um editor. Inclua na barra de atalhos um componente ColorBox(“ckCor”) da paleta Additional e em seguida insira mais um separador à barra.

Para permitir a formatação e aplicação de estilos de formatação para textos com negrito, itálico, sublinhado e riscado, adicione à barra de atalhos quatro botões, “btNegrito”, “btItalico”, “btSublinhado” e “btRiscado”. Insira um novo separador. Por último, inclua na barra de atalhos mais três botões “btEsquerda”, “btCentro” e “btDireita” que serão utilizados com a finalidade de alinhar o texto para esquerda, centralizar e organizar à direita."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?