Artigo Clube Delphi 94 - Envio de E-mails com componentes da paleta Indy

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

Veremos a criação de um sistema de envio de e-mail, onde faremos as configurações de remetente, destinatário, assunto e mensagem, a configuração de autenticação dos usuários por SMTP e também a configuração para envio com anexos.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 94. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Envio de E-mails com componentes da paleta Indy

Veja como enviar e-mails utilizando os componentes da paleta Indy

 

O envio de e-mails automatizado em sistemas é simplesmente uma ferramenta fantástica. Através de componentes e métodos, o desenvolvedor disponibiliza em seu sistema uma agenda de e-mails, que ao ser configurada dispara e-mails com relatórios, avisos, entre outros, automaticamente aos seus destinatários. No Delphi, podemos contar com os componentes da paleta Indy para criar um sistema de envio de e-mails.

Neste artigo veremos a criação de um sistema simples de envio de mensagens eletrônicas (e-mail), onde faremos além das configurações normais de remetente, destinatário, assunto e mensagem a configuração de autenticação dos usuários por SMTP, também a configuração para que o e-mail possa ser enviado com anexos.

 

Nota do DevMan

De forma bem simples, o envio de e-mails funciona basicamente através de um cliente de e-mail acessado pelo browser de internet ou através de gerenciadores instalados e configurados nas estações de trabalho, tais como Microsoft Outlook, Outlook Express, Mozilla Thunderbird entre outros. O usuário que necessita de sua utilidade precisa ter uma credencial de cadastro (usuário e senha) em um servidor de e-mails SMTP (“Simple Mail Transfer Protocol”) para o envio dos e-mails. Toda vez que a ação de envio for requisitada ao gerenciador, uma autenticação será realizada no servidor, e este por sua vez irá proceder com o envio do texto/arquivo para o destinatário pré-informado.

 

Criando a aplicação

Utilizaremos o Delphi 7 para a criação do sistema de envio de e-mail com componentes da paleta Indy. Com o Delphi aberto, utilize o menu File|New>Application para criar uma nova aplicação. Altere a propriedade Name do formulário principal para “frmSendMail” e o Caption altere para “Envio de E-mails”. Salve a Unit do formulário principal como “uEmail.pas” e o projeto salve como “prjEmail.dpr”.

Ajuste as dimensões do formulário alterando sua propriedade Height para 580 e Width  para 510. Logo no cabeçalho do formulário arraste da paleta Standard um componente GroupBox(“gbSMTP”), alterado sua propriedade Caption para “Autenticação de Usuários SMTP”. Dentro do componente gbSMTP adicione ao topo um componente CheckBox(“CkSMTP”), alterando sua propriedade Caption para “Meu servidor requerer uma autenticação SMTP para envio de e-mails”, que será utilizado nos casos em que é necessária autenticação para realizar o envio da mensagem. Adicione logo abaixo do ckSMTP três componentes Label, alterando a propriedade Caption de ambos para “Host”, “Usuário” e “Senha”, respectivamente. Logo abaixo cada Label adicionado iremos inserir três componentes de texto. Arraste da paleta Additional um componente MaskEdit(“edtHost”) e altere sua propriedade "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?