Artigo Clube Delphi 96 - Progresso em ações do sistema

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela Clube Delphi Magazine edição 96

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Magazine edição 96. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Easy Delphi

Progresso em ações do sistema

Veja como criar barras de progresso personalizadas para acompanhar o andamento de ações no sistema

 

A curiosidade do usuário em saber e acompanhar o andamento dos processos no sistema está bastante visível nas solicitações que são feitas ao desenvolvedor antes de iniciar o sistema. Os progressos variam desde uma ação demorada de exportação/importação de registros, execução de musicas, upload/download de arquivos da Web entre outras situações em que podemos empregar o uso de componentes do Delphi para permitir esse acompanhamento ao usuário.

Imagine seu sistema exportando um relatório em PDF e ao mesmo tempo fazendo upload para um servidor de FTP da internet e o usuário estar acompanhando a porcentagem exata referente ao total do trabalho concluído, ou então, crie seu próprio player de áudio e mostre o progresso das músicas para acompanhamento do usuário.

Baseado nestes desafios comentados, veremos neste artigo uma introdução básica sobre a utilização dos componentes de progresso (TrackBar, ProgressBar e Gauge). Criaremos um exemplo onde você fará downloads de arquivos dos sites da internet e irá acompanhar através da sua aplicação o percentual do trabalho concluído no Gauge, também criaremos um pequeno player de áudio utilizando o componente TrackBar para exibir o andamento da música. Por final simularemos a exportação dos dados de um componente Table conectado ao alias DBDEMOS e atualizaremos o progresso do trabalho em um componente ProgressBar.

 

Download de arquivos com barra de progresso

Utilizando o Delphi 7 para desenvolver nosso exemplo, crie uma nova aplicação no menu File|New>Application. Altere o nome do formulário principal para “frmDownload” e o Caption para “Pregresso em Downloads”. Salve a unit do formulário em um diretório do seu computador atribuindo-lhe o nome “uProgress.pas” e logo após salve o projeto como “prjProgress.dpr”. Arraste da paleta Standard um componente Label(“lblDescricao”) e altere o Caption para “URL para Download”. Arraste da mesma paleta um componente Edit(“edtURL”) e um componente Button(“btnDownload”), removendo o texto do edtURL e alterando a propriedade Caption do btnDownload  para “Download”.

Para esta aplicação estamos construindo um layout para que possamos fazer download de arquivos de servidores da internet. Nossa intenção será fornecer o link da aplicação que desejamos “baixar” no edtURL do aplicativo e o mesmo realizar o download para nós, exibindo o progresso do serviço. Quando falamos em download e utilização de componentes para tal tarefa lembramos logo dos componentes das paletas Indy que desempenham muito bem estas atividades.

Posicionado na paleta Indy Clients arraste para o formulário um componente IdHTTP(“IdHTTP1”) que fará as conexões de busca com a internet. Para exibir o progresso do download, utilizaremos neste exemplo o componente Gauge(“gauge1”) da paleta Samples, que leva uma pequena vantagem relacionando aos demais componentes de progressos relacionados anteriormente, no sentido de qualidade das informações. O Gauge além de mostrar o preenchimento da barra de progresso, exibe de forma numérica o percentual exato do trabalho concluído.

Adicionado então o Gauge ao formulário, iremos ainda da paleta Standard adicionar um novo Label(“LblDownload”) e altere o Caption para “Aguardando...”, onde irei demonstrar o progresso do download baseado no tamanho do arquivos em KB ao qual estamos fazendo o download e a quantidade de KB que já foram salvos no disco do computador. Por fim adicione ainda da paleta Dialogs um componente SaveDialog(“SaveDialog1”) que utilizaremos para solicitar ao usuário um local onde o mesmo deseja realizar o download do arquivo. Organize todos os componentes de forma semelhante à aplicação da Figura 1, onde daremos início logo mais à codificação dos eventos.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?