Artigo Clube Delphi 96 - RSS no RAD Studio 2007

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Nesse artigo aprenderemos as principais características do RSS, o que é exatamente esse recurso e ainda veremos como funciona a estrutura básica de um arquivo .rss, também chamado de FEED.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Magazine edição 96. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Novidades

RSS no RAD Studio 2007

Entendendo e implementando RSS em suas aplicações

 

Nesse artigo veremos

·     O que é RSS;

·     Como criar um gerador de RSS;

·     Como criar um leitor de RSS.

Qual a finalidade

·     Como poderemos ver, as notícias em RSS são importantíssimas, pois permitem que o internauta fique por dentro das novidades sem precisar vasculhar uma série de sites.

Quais situações utilizam esses recursos?

·     Rapidez e agilidade na notícia, essa é a principal razão da utilização de RSS. Esse padrão veio para ficar, pois com ele nos atualizamos rapidamente sem precisar ir atrás da notícia e/ou informação. Praticamente todos os portais de informação, entretenimento etc. possuem seus links RSS para leitura rápida.

 

Nesse artigo aprenderemos as principais características do RSS, o que é exatamente esse recurso e ainda veremos como funciona a estrutura básica de um arquivo .rss, também chamado de FEED.

Para exemplificar a utilização de RSS, faremos duas aplicações em Delphi 2007, onde criamos uma aplicação para geração de RSS e outra para a leitura desses arquivos.

 

O que é RSS?

O RSS (“Rich Site Summary ou Really Simple Syndication”) é um padrão que surgiu no mercado com o intuito de fazer com que as notícias corram atrás de você e não você atrás delas. Isso mesmo, vamos a uma explicação mais detalhada sobre o assunto.

Esse recurso surgiu para facilitar a publicação de informações na internet. Criado pela Netscape, o RSS é visto como uma forma ideal para se compartilhar conteúdos e além de tudo  manter-se a par das novidades. O recurso é composto por um arquivo XML (“eXtensible Markup Language”) que segue um padrão de acordo com suas respectivas versões. Através desse recurso podemos disponibilizar informações em nosso site onde o conteúdo estará em um arquivo XML de extensão .rss (o arquivo também poderá ter extensões diferentes, essa é a mais comum). Quando o usuário desejar ler o conteúdo do nosso arquivo RSS ele irá utilizar um leitor RSS e informará nele o link da mesma. Essa aplicação tem o objetivo de ler o conteúdo do arquivo e exibir para o usuário em sua interface de maneira a facilitar o seu uso no dia-a-dia. Geralmente esses aplicativos marcam as notícias já lidas, informam sobre novas notícias etc.

Nesse artigo veremos os principais conceitos sobre o RSS e como criar e ler tais arquivos em nossas aplicações.

 

Entendendo a estrutura do arquivo

Para iniciarmos o nosso aprendizado, vamos primeiramente entender a estrutura de um arquivo RSS conforme a nossa Listagem 1. Primeiramente, no início do arquivo, temos o elemento definindo que se trata de um RSS e na seqüência temos o atributo que determina a versão do mesmo. Esse valor sempre depende da versão utilizada na construção do arquivo e é obrigatório. Em seguida temos uma Tag chamada que se trata da Tag principal, pois ela envolverá todos os demais itens ali contidos, lembrando sempre que ela só aparece uma única vez no arquivo. Seu propósito é descrever todo o conteúdo do arquivo RSS.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?