Artigo Clube Delphi 99 - Login

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 99.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 99. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Web - Novidades

Login

Veja como é simples utilizar os novos controles de Login do ASP.NET 2.0

 

Neste artigo veremos

·         Utilização dos controles de Login;

·         Integração do aspnetdb com o banco de dados da aplicação.

Qual a finalidade?

·         Demonstrar a facilidade no uso de controles de login do ASP.NET 2.0.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em praticamente todos os sites que necessitem de autenticação.

 

Resumo DevMan

Os novos controles de Login do ASP.NET 2.0 facilitam e muito a realização de tarefas rotineiras no que diz respeito à segurança de um Web Site: criação de usuários de grupos, regras de acesso, troca de senha, lembrar senha, visualização de parte do site de acordo com o grupo e muito mais.

 

Nas últimas edições da revista ClubeDelphi vimos alguns artigos voltados à segurança. Vimos artigos mostrando como lidar com usuários no Firebird e aplicações Win32 e até dicas de segurança no PHP. O que veremos nesse artigo tem tudo a ver com segurança. O .NET Framework 2.0 está repleto de funcionalidades que visam agilizar o trabalho do desenvolvedor, incluindo controles de login. Um exemplo claro disso são os controles de Login do ASP.NET 2.0.

Aliando o uso dos controles de Login com o novo esquema de segurança do ASP.NET 2.0, podemos implementar segurança em nossas aplicações sem uma linha de código sequer, como veremos neste artigo. Isso mesmo! Com o ASP.NET 2.0 podemos criar telas para incluir usuários, solicitar login ao acessar determinada página, modificar senha etc. O mais interessante disso é que não precisaremos programar praticamente nada em nossa aplicação.

Links

Neste artigo, utilizaremos o SQL Server 2005 Express, free, comprovadamente o MELHOR banco para se trabalhar com aplicações ASP.NET.

SQL Server 2005 Express

http://www.microsoft.com/express/download/  

 

Controle de Login

Para iniciarmos nosso estudo, vamos criar uma pequena aplicação capaz de demonstrar todos os recursos de login no ASP.NET 2.0 utilizando o RAD Studio 2007. Crie uma nova aplicação usando o menu File>New>ASP.NET Web Application – Delphi .NET. Em Name digite Login, que será o nome de nossa aplicação, e em Location indique o local onde os fontes do sistema serão salvos. Mantenha o padrão (C:\Inetpub\wwwroot\), pois o diretório \Inetpub\wwwroot do Windows já possui todas os detalhes de acesso e segurança configurados no IIS(Internet Information Server). Troque apenas o nome da pasta do projeto se preferir. Mantenha o servidor de testes como IIS e confirme (Figura 1).

A primeira coisa que vamos observar é a paleta de componentes Web Login (Figura 2). Como podemos ver, temos uma série de controles específicos para criação de login em nossos sistemas Web.

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?