Artigo Clube Delphi 99 - Paginação em Web Sites PHP

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 99.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi Edição 99. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

PHP

Paginação em Web Sites PHP

Veja como paginar os resultados de suas buscas no banco de dados com PHP

 

Neste artigo veremos

·         Acesso ao banco de dados MySQL;

·         Como criar paginação em páginas em PHP.

Qual a finalidade?

·         Criar um recurso para navegar entre os resultados de uma busca.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         A paginação é utilizada sempre que necessitamos navegar entre os resultados de uma determinada busca.

Resumo DevMan

Nesse artigo veremos como instalar e acessar um banco de dados em MySQL, bem como sua criação e manutenção usando o front-end HeidiSQL. Também veremos exibir informações do banco de dados em forma de DBGrid e mostrar um paginador para navegação entre os resultados da busca.

 

Quando desenvolvemos aplicações Win32, normalmente utilizamos o controle DBGrid para exibir o resultado de nossas buscas. O DBGrid possui grande vantagem em relação a aplicações Web, pois consegue trazer nele todo o conteúdo gerado pelo resultado de uma determinada busca ao banco de dados. Além disso, podemos navegar no conjunto de dados para cima e para baixo normalmente. Em conjunto funciona outro controle bastante conhecido da VCL(Visual Component Library) chamado DBNavigator, que por sua vez tem como principal objetivo possibilitar a navegação entre os registros de uma query. Juntos, DBGrid e DBNavigator, formam um par perfeito e mantêm o nível de usabilidade do sistema bastante alto.

A única coisa que ambos componentes não contemplam é justamente mostrar o número de páginas geradas pelo resultado da busca e, conseqüentemente, mostrar links página a página possibilitando o salto diretamente para os registros que mais interessam. Claro, esse recurso é altamente dispensável em aplicações Win32, por isso a falta de seu uso.

Já em se tratando de Web, o recurso é interessante e indispensável. Imagine como faríamos para navegar nas páginas de resultado geradas por uma simples pesquisa no famoso buscador Google Inc ou qualquer outro serviço de buscas na internet. Estou falando do recurso de paginação (Figura 1). Esse recurso tornou-se indispensável e altamente importante em todo e qualquer Web Site.

 

Figura 1. Paginação no Google

 

Neste artigo veremos como criar paginação em nossos Web Sites desenvolvidos em PHP. Veremos o quão simples é criar esse recurso e usufruir disso. Mãos na massa!

Instalando e criando o banco de dados

Para iniciar o projeto, vamos primeiramente criar um banco de dados em MySQL e uma tabela para que nosso exemplo faça sentido. A tabela será chamada de Livros "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?