Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 11. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

 

News


WAPortunities

Imagine, à noite, ter combinado com sua namorada de ir ao cinema ver aquele filme que a tempos está em cartaz e  você não sabe quais salas de cinema ele está passando. Agora, pense como seria se você pudesse procurar o filme na Internet a partir do seu telefone celular, e ainda ter a oportunidade de ler a sinopse e reservar suas entradas de forma que fossem debitadas automaticamente.

         Então pare de imaginar. A tecnologia WAP chegou para oferecer este tipo de serviço. As operadoras de telefonia estão à procura de empresas dispostas a dar a elas as soluções para oferecer produtos de valor agregado ao de telefonia móvel.

         É interessante comparar a tecnologia WAP com o surgimento da Web, onde muitos ganharam bastante dinheiro desenvolvendo páginas. Estamos no início da implementação desta tecnologia, e o desenvolvimento em WML se encontra em um momento muito oportuno.

         No universo Delphi, a oportunidade seria desenvolver aplicações que fariam esta interface entre a aplicação WAP e os sistemas de cobrança e habilitação existentes nas centrais de atendimento de grandes operadoras de telefonia. Montar um portal WAP com aplicações que pudessem oferecer informações e serviços, de forma totalmente dinâmica, é também um grande nicho para os desenvolvedores deste novo mercado.

         Já existem boas páginas brasileiras sobre o assunto,  como a http://www.wapsuper.com.br e a http://www.wapsite.com.br que inclusive permite a hospedagem gratuita de sites WAP.

         Infelizmente, no Brasil, ainda é difícil encontrar informações mais detalhadas sobre WAP Technologies. Um exemplo foi na Fenasoft, onde nenhum telefone com acesso a WAP estava sendo demonstrado, nem mesmo  nos estandes das empresas de telefonia móvel de São Paulo.

         Apesar de saber que a  tecnologia irá demorar a emplacar em nosso país, o desenvolvimento de soluções WAP já pode ser iniciado. Existem vários simuladores  e browsers WML disponíveis gratuitamente na web. Um ótimo simulador pode ser encontrado no endereço http://www.gelon.net - você pode inclusive utilizá-lo em seu próprio site sem pagar direitos autorais.

         Confira em http://community.borland.com os artigos sobre desenvonvimento Delphi em WML.

 

Rodrigo Araujo - raraujo@ig.com.br - trabalha com  novos produtos em uma empresa de TV por assinatura digital e tem como hobby a pesquisa de novas tecnologias ligadas à internet.