Artigo Clube Delphi Edição 11 - Um pequeno ladrão

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Artigo da Revista Clube Delphi Edição 11.

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Um pequeno ladrão

Descobrindo informações secretas das janelas

 

Apresento-lhes um pequeno programa, muito útil para descobrir algumas informações sobre determinada janela (ou um controle dentro dela).

         Alguns desenvolvedores necessitam descobrir informações "secretas" de programas, tais como: nome de janelas, objetos, classes, etc.

         O ponto de partida concentra-se na função WindowFromPoint() da API do Windows. Esta função recebe como parâmetro as coordenadas do ponteiro do mouse, no formato da estrutura TPoint, cujos campos são x e y, do tipo inteiro.

 

 

         Na unit Windows.pas, esta função está declarada da seguinte forma:

 

type

  TPoint = record

    x: Longint;

    y: Longint;

  end;

 

 

function WindowFromPoint(Point: TPoint): HWND; stdcall;

 

         O valor de retorno é justamente o Handle da janela (ou do controle dentro da mesma) sobre a qual o mouse está passando. De posse desse Handle, podemos efetuar diversas operações, como por exemplo, obter o título, o nome da classe, a relação dos objetos filhos, seu menu principal, seu menu de controle (System Menu), entre outros. Só depende da sua criatividade (e necessidade).

 

         Para acionar a captura da janela, foi utilizado um componente TTimer com  seu intervalo configurado para 100 ms. No evento OnTimer, temos a rotina abaixo:

 

procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);

begin

  GetCursorPos(pt); //Obtém as coordenadas do mouse

  h := WindowFromPoint(pt); //Obtém o handle da janela

  {DETALHE: O handle retornado pode ser de um controle dentro da janela.}

  GetWindowText(h, WndCaption, SizeOf(WndCaption)); //Pega o título

GetClassName(h, WndClass, SizeOf(WndClass)); //Pega o nome da classe.

  Label3.Caption := IntToStr(h); //Mostra ...

  Label4.Caption := '(' + IntToStr(pt.X) + ', ' + IntToStr(pt.Y) + ')';

  Label6.SetTextBuf(WndCaption);

  Label8.SetTextBuf(WndClass);

end;

 

         Todas as variáveis utilizadas neste procedimento estão declaradas dentro da classe do form, na seção private:

 

  TForm1 = class(TForm)

    ...

  private

    pt: TPoint;

    h: THandle;

    WndCaption: array[0..127] of char;

    WndClass: array[0..127] of char;

  end;

 

         Logo na primeira linha do procedimento Timer1Timer(), obtemos as coordenadas do ponteiro do mouse, que é armazenada em pt. Em seguida, recuperamos o Handle do objeto que está naquela região, armazenado na variável h. De posse desse valor, podemos  consultar outras informações sobre o objeto:

 

GetWindowText      (h, WndCaption, SizeOf(WndCaption)), retorna o título da janela.

GetClassName         (h, WndClass, SizeOf(WndClass)) , retorna nome da classe do objeto.

 

         E, de quebra, uma rotina que envia um comando "clique de mouse" para a Window onde está o ponteiro do mouse (Obs: alguns controles aceitam o click e outros ignoram). Este procedimento está ligado ao evento OnKeyDown do form - e será acionado a cada pressionamento da tecla SHIFT:

 

procedure TForm1.FormKeyDown(Sender: TObject; var Key: Word;

  Shift: TShiftState);

var

  sc: TPoint;

begin

  if Shift = [ssShift] then

  begin

    sc := pt;

    Windows.ScreenToClient(h, sc);

    SendMessage(h, WM_LBUTTONDOWN, 0, MakeLong(sc.X, sc.Y));

    Sleep(200);

    SendMessage(h, WM_LBUTTONUP, 0, MakeLong(sc.X, sc.Y));

  end;

end;

 

         Esta procedure envia duas mensagens para a janela cujo Handle está armazenado na variável h, utilizando  a função SendMessage(). As mensagens são as seguintes:

 

WM_LBUTTONDOWN

Pressionamento do botão primário do mouse.

 

WM_LBUTTONDOWN

Pressionamento do botão primário do mouse.

 

         Os outros parâmetros de SendMessage() são apenas informações extras, contendo valores úteis para o receptor da mensagem. No caso, o penúltimo parâmetro é o valor de WParam, o qual não será útil para o nosso objetivo. O último parâmetro (valor de LParam) é um valor inteiro, no formato binário, contendo as coordenadas do mouse.

 

Vamos ao código completo deste aplicativo:

 

unit uMain;

interface

uses

  Windows, Messages, SysUtils, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs,

  StdCtrls, ExtCtrls;

type

  TForm1 = class(TForm)

    Label1: TLabel;

    Label2: TLabel;

    Button1: TButton;

    Label3: TLabel;

    Label4: TLabel;

    Timer1: TTimer;

    Label5: TLabel;

    Label6: TLabel;

    Label7: TLabel;

   Label8: TLabel;

    procedure Timer1Timer(Sender: TObject);

    procedure Button1Click(Sender: TObject);

    procedure FormKeyDown(Sender: TObject; var Key: Word; Shift: TShiftState);

  private

    pt: TPoint;

    h: THandle;

    WndCaption: array[0..127] of char;

    WndClass: array[0..127] of char;

  end;

 

var

  Form1: TForm1;

implementation

 

{$R *.DFM}

 

procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);

begin

  GetCursorPos(pt); //Obtém as coordenadas do mouse

  h := WindowFromPoint(pt); //Obtém o handle da janela

  {DETALHE: O handle retornado pode ser de um controle dentro da janela.}

  GetWindowText(h, WndCaption, SizeOf(WndCaption)); //Pega o título

  GetClassName(h, WndClass, SizeOf(WndClass)); //Pega o nome da classe.

  Label3.Caption := IntToStr(h); //Mostra ...

  Label4.Caption := '(' + IntToStr(pt.X) + ', ' + IntToStr(pt.Y) + ')';

  Label6.SetTextBuf(WndCaption);

  Label8.SetTextBuf(WndClass);

end;

 

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

  Close;

end;

 

procedure TForm1.FormKeyDown(Sender: TObject; var Key: Word;

  Shift: TShiftState);

var

  sc: TPoint;

begin

  if Shift = [ssShift] then

  begin

    sc := pt;

    Windows.ScreenToClient(h, sc);

    SendMessage(h, WM_LBUTTONDOWN, 0, MakeLong(sc.X, sc.Y));

    Sleep(200);

    SendMessage(h, WM_LBUTTONUP, 0, MakeLong(sc.X, sc.Y));

  end;

end;

end.

 
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