Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 12. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

News

 

Estamos começando a ouvir falar em 3G. O que é isto? Mal lançaram o WAP e já estão dando mais funcionalidades ao telefone celular? Isso mesmo, 3G é uma tecnologia nova onde é possível transmitir a um telefone móvel além de voz, dados e vídeo. Os telefones atuais trabalham a uma pequena taxa de transmissão, ao contrário desta nova tecnologia que irá trabalhar a uma taxa de 2 MB/s. A esta velocidade uma gama enorme de serviços será disponibilizada. Esta alta taxa requer a diminuição da distância entre as células (pontos de presença da operadora onde o conjunto de células forma a cobertura do sinal) para  menos de um kilômetro. Com esta redução, surgirão serviços como envio de propagandas para os telefones de acordo com a localização do usuário. Por exemplo, uma pessoa que chega a um quarteirão que possui uma loja de Fast Food, receberá uma mensagem convidando-o a comer um sanduíche. No entanto, poderá existir também empresas que disponibilizarão serviços de rastreamento de pessoas -  será o tão falado fim da privacidade.

         Olhando pelo lado positivo será possível efetuar vídeo-conferências, ver o replay do gol marcado a poucos instantes, surfar na Internet no mesmo formato em que são vistas no computador, ter acesso a rede do seu trabalho, efetuar compras on-line, comprar e vender ações, verificar a previsão do tempo em qualquer canto do mundo, obter informações sobre restaurantes no local em que você se encontrar e etc. O 3G combinará a funcionalidade atual dos telefones, que é conversar com outra pessoa de qualquer lugar, com os serviços da internet     A facilidade em prover informações úteis irá criar um terminal móvel de acesso às informações, divertimento e a comunicação.

         Possivelmente as empresas de telefonia celular que ainda não lançaram o serviço de WAP estão no aguardo desta tecnologia, que é prevista para 2001/2. Uma escolha inteligente, pois um investimento alto em WAP e logo em seguida outro alto investimento para o 3G pode definir a liderança ou fracasso da empresa no segmento. O primeiro serviço de 3G será lançado no Japão no início de 2001 pela NTT DoCoMo. Em seguida na Europa e na Ásia.     Quanto aos telefones, não existe no Brasil nenhum modelo que trabalhe com esta tecnologia, portanto, novos aparelhos terão que ser vendidos.

         A linguagem XML finalmente demonstrará seu real potencial nesta tecnologia, ao contrário do que se pode ver hoje em dia na tecnologia WAP. Esta linguagem definitivamente está vindo para ficar, uma vez que já esta sendo utilizada fora do país para aplicações de interatividade em televisão.

 

Existem vários sites onde é possível encontrar informações sobre o 3G. Veja a lista de links abaixo:

 

· http://www.ericsson.com.au/ThirdGeneration/

· http://www.nokia.com/3g/index.html

· http://www.gsmworld.com/technology/3g_future.html

· http://www.mobile3g.com/

· http://www.nttdocomo.com/

 

 

 

Usar ou não usar componentes externos ?

Todo remédio tem contra-indicações e neste caso não poderia ser difere nte. Vou  resumir aqui os argumentos de ambas as correntes .

A favor do uso de componentes externos, podemos dizer em primeiro lugar que esta é a filosofia básica do Delphi. A cada nova versão, a própria Borland acrescenta componentes na paleta básica do software. O componente coloca ao alcance de um clique de mouse, horas de trabalho encapsuladas, liberando o programador para se dedicar a criação do aplicativo que está desenvolvendo.

Contra o seu uso, podemos destacar que se o aplicativo está sendo desenvolvido em mais de um computador, os componentes devem estar instalados em ambas as  máquinas, caso contrário, as mensagens de que a classe do objeto não foi encontrada vão infernizar sua vida. Também pode-se argumentar que o programador estará abrindo mão de obter conhecimento por não pesquisar suas próprias soluções.

Apesar dos protestos de meu Delphi Master Laércio Guerço (contra o uso de componentes) , quero esclarecer que usar o FxLocate não significa preguiça, e sim praticidade. O Fxlocate mastiga e engole o problema para o programador, mas é claro que, se o caro leitor tem a mesma opinião do Louvado Mestre, sempre existe um Uninstall.

 

 

JBUILDER 4

Lançada a mais nova versão da linguagem JAVA da Borland. Entre as novidades, o desenvolvimento de JSP, Java 2, suporte a XML, entre outros.

 

 

INTERBASE 6 UPDATE PACK

Confira a útima correção do Interbase, no endereço

www.interbase.com.br

 

 

MICROSOFT'25

A Microsoft acaba de completar 25 anos de exitência. No site da Microsoft,você pode conferir toda a história da empresa. confira em

http://www.microsoft.com/museum/anniversary.asp

 

Tio Bill nos tempos áureos, tempos de barba, abaixadinho


CONSTRUA SUA REVISTA

Colabore com a ClubeDelphi e dê a sua opinião. O que você gostaria de ver na revista?

E o que você detestaria? Diga em http://www.clubedelphi.com.br/pesquisa/formpesq.asp

 


Livro do Mês

O Último volume da coleção Aplicações Comerciais em Delphi  apresenta o desenvolvimento de aplicações para a internet, através de técnicas como CGI, ISAPI, WebDataModule e outros recursos.

         Apesar do título, o livro não fala somente sobre Internet. Em seus primeiros capítulos, o autor faz uma abordagem sobre a linguagem SQL, técnicas para construção de relatórios, bem como dicas e exemplos práticos para a vida do desenvolvedor.

         Antes de iniciar o desen-volvimento de um aplicativo e-commerce, o livro traz ainda um capítulo sobre HTML, para servir como referência para os iniciantes no assunto.       

         O CD que acompanha o livro é também um bom material, trazendo todos os exemplos descritos pelo autor, com código-fonte completo.

         No geral, é um livro para iniciantes. Técnicas mais avançadas, como uso da XML e o desenvolvimento em três camadas para Internet não são abordados. Todos os exemplos são feitos sobre o Personal Web Server, faltando também um capítulo para upload do exemplo no provedor.

         Para quem deseja entrar no desenvolvimento Internet utilizando o Delphi como porta, este livro é uma boa pedida. Pode ser encontrado nas principais livrarias do País ou através da editora www.brasport.com.br