Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Artigo Clube Delphi Edição 12 - Relatório com Múltiplas Quebras
Artigo da Revista Clube Delphi Edição 12.

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
Relatório com Múltiplas Quebras
Na minha opinião, o QuickReport é uma ferramenta excelente para a criação de relatórios com o Delphi. Considero-o bastante poderoso devido a sua flexibilidade na manipulação de eventos e componentes. Porém, muitos usuários, por desconhecerem o funcionamento da ferramenta, se contentam com relatórios sem muita complexidade ou se rendem as famosas "marretas" para forçar um determinado resultado. Este tipo de técnica (?), na maioria dos casos, pode ser evitada simplesmente alterando algumas propriedades.
Para exemplificar isso, vamos criar um relatório que, apesar de pequeno, possui uma estrutura que servirá perfeitamente como referência para vários outros relatórios maiores e mais complexos. Nosso relatório abrange conceitos como agrupamentos, múltiplos níveis, subtotais, totais, e possui a seguinte hierarquia:

figura1
Antes de iniciar a construção do relatório, crie as tabelas necessárias para este exemplo, conforme a listagem abaixo:
EMPRESA.DB
CodEmpresa + *
Nome A 50
FUNCIONARIO.DB
CodFuncionario + *
CodEmpresa I
Nome A 50
Salário $
FILHO.DB
CodFilho + *
CodFuncionario I
Nome A
As tabelas se relacionam da seguinte forma:
"
Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Wellington Moreira
Desenvolvedor e consultor, atuando no mercado mineiro. Desenvolveu o AniMessage (www.animessage.cjb.net), um software de comunicação de alta tecnologia.



