Artigo Clube Delphi Edição 13 - TCDMessageDialog

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Artigo da Revista Clube Delphi Edição 13.

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TCDMessageDialog

Iniciando na construção de componentes no Delphi

 

Um dos maiores recursos das linguagens visuais orientadas a objeto é a possibilidade de criação de componentes reutilizáveis. Os desenvolvedores que escolheram o Delphi como ferramenta podem utilizar esse recurso extremamente poderoso para desenvolver seus próprios objetos, criando-os do zero ou partindo de algum componente já existente.

Os componentes, na verdade, são classes dentro da linguagem. As classes TLabel, TMemo e TTable, por exemplo, definem a estrutura de três dos componentes que são usados no Delphi.

Existem dois tipos de componentes: os visuais e os não-visuais.

 

Componentes Visuais – Componentes visuais são todos aqueles que formam a interface com o usuário, ou seja, que são exibidos tanto em tempo de desenvolvimento quanto em tempo de execução. Uma característica dos componentes visuais é que você pode alterar o seu tamanho, posição, forma e cor através do ajuste de suas propriedades. Como exemplo de componentes visuais podemos citar o TButton, TEdit, TMemo, entre outros.

 

Componentes Não Visuais – Quando adicionados ao form, são representados por um pequeno ícone. Quando a aplicação está sendo executada, o componente não é exibido. Dessa forma eles não fazem parte da interface da aplicação, apenas disponibilizam recursos. Os componentes TTable e TTimer são exemplos de componentes não visuais.

 

Neste artigo veremos como criar nosso primeiro componente, conhecendo os caminhos básicos para este processo. Este componente terá apenas uma propriedade e mostrará uma tela de diálogo com botões iguais ao do MessageDlg, com várias opções de idiomas.

 

Criando o Componente

 

O Delphi fornece um Wizard para facilitar a criação de componentes. Para acessá-lo, escolha no menu principal do Delphi a opção File e em seguida New.

 

 

Em seguida, clique duas vezes sobre o item Package, para exibir a janela de pacotes de componentes:

 

Figura 5 – Janela de Pacotes

 

Depois clique no botão Add para criar seu primeiro componente. A tela da figura 6 será exibida para criar ou adicionar um componente ao pacote.

 

 

Como estamos criando um novo componente, clique na aba New Component. Esta aba é visualizada na figura a seguir:

 

Figura 7 – Janela New Component

 

Nesta janela você entrará com as informações básicas sobre o novo componente:

 

Ancestor Type – O componente ancestral, ou seja, o componente a partir do qual construiremos o nosso. Informe o Tcomponent como ancestral.

 

Class Name – Aqui você deve informar o nome da classe do nosso novo componente. Por questões de padronização, o nome da classe do componente sempre começa pela letra T em maiúscula. Chamaremos a nova classe de TCDMessageDialog.

 

Pallete Page – Neste item você deve informar em qual paleta o bitmap – ícone – do nosso componente será colocado. Você pode escolher qualquer paleta dentre as existentes ou informar o nome de uma nova. Informando o nome de uma paleta inexistente, o Delphi se encarrega de criá-la para você. A paleta será chamada Clube Delphi Objetos.

 

Unit File Name"

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