Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 15. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Componente BarCode

Lendo e imprimindo código de barras

 

         O Código de Barras, como todos sabem, é composto por várias “barrinhas” dispostas horizontalmente e de forma seqüêncial. Por isso, grande parte dos desenvolvedores quando têm seu primeiro contato com o Código de Barras em seus sistemas, acham que estão se deparando com algo extremamente complexo. Para acabar com todo este misticismo que gira em torno do assunto, deve-se saber que a entrada do código no computador não é feita de forma gráfica e sim numérica, como caracteres digitados em um teclado. Portanto, o programador não tem com o que se preocupar para recuperar a entrada da leitura ótica - se o foco estiver em um objeto Tedit, quando o operador passar o leitor sobre o código de barra, automaticamente o número decodificado será inserido na caixa de edição.

         Existe hoje no mercado uma grande variedade de leitores, desde os mais simples até os leitores industriais a laser. Eles são plugados diretamente na entrada do teclado ou na Serial. Todos os aparelhos destinados a leitura de Códigos de Barras possuem programações especiais que vão desde a configuração do beep até a definição que após o envio das informações seja simulado o pressionamento da tecla Enter.

         O tratamento de uma rotina de leitura seria muito prática, bastando verificar no evento OnKeyPress o pressionamento da tecla Enter.

 

procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);

begin

     if key=#13 then

     begin

       Validações; //busca o número no banco de dados;

      end;

end;

         ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo