Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 17. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Palheta Servers

 

Esta palheta permite uma conexão COM (Components Object Model) com aplicativos da família Office. O Controle destes aplicativos já estavam disponíveis no Delphi 4, através de OLE Automation, porém, a interface COM é o mais novo padrão da Microsoft e, além de oferecer mais poder ao desenvolvedor, é a tendência dos novos aplicativos para Windows.

 

A arquitetura COM se baseia em pequenos objetos, com funcionalidade própria, que podem se conectar a outros objetos e formar o aplicativo. Nesta visão, podemos dizer que o Word e o Excel são, na verdade, um grande conjunto de objetos COM interfaceados e fornecendo uma solução integrada. Estes objetos podem ser acessados por objetos COM de outros aplicativos, e a reutilização de funções pode ser conseguida de uma maneira muito prática.

 

Vamos imaginar, por exemplo, que estivéssemos construindo uma aplicação calculadora científica em C++. Primariamente, deveríamos construir quatro objetos COM: um para cada operação matemática básica (somar, diminuir, multiplicar e dividir). Com estes quatro objetos, poderíamos prosseguir e criar mais quatro: fatorial, porcentual, seno e cosseno. Teríamos uma família de objetos COM parecida com a ilustração abaixo: ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo