Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 2. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

C++ Builder

A ferramenta ideal para o desenvolvedor “C”

 

 

Quer migrar para o ambiente visual, mas programando na mesma sintaxe, como faz a anos? O problema foi novamente resolvido: C++ Builder. Um compilador C++ com a interface e

a orientação a objetos consagrados do Delphi. É isto o que esta fabulosa linguagem se propõe a ser. Se você é um desenvolvedor Delphi nato, realmente não há vantagens

em migrar para esta ferramenta, já que não há praticamente nada que o C++ Builder faça que o Delphi não. Mas se você tem uma queda pela linguagem C, ou desenvolve neste ambiente e deseja migrar para Windows, certamente esta será sua ferramenta.

Inclui os principais recursos oferecidos pela Inprise, como suporte a VCL, acesso ao BDE, componentes nativos para internet, suporte ao Active X, e muito mais.

Pode inclusive compilar uma unidade ou form feitos em Delphi dentro de seu próprio ambiente.

A Inprise repetiu o processo de criação utilizado no Delphi: novas funções mais simples e práticas, mas com total compatibilidade com a liguagem base (que no Delphi é o Pascal). A compatibilidade com as funções do C++ clássico foi muito bem implementada, já que várias das bibliotecas originais foram mantidas, como StdIo.H. Por exemplo, uma conversão de String para Integer no CBuilder pode ser feita tanto com o velho atoi, quanto com StrToInt.

 

 

“O C++Builder foi lançado para preencher um espaço de mercado não ocupado pelo Delphi”

 

Acredito que o C++Builder foi lançado para preencher um espaço de mercado não ocupado pelo Delphi. Se esta foi a proposta, a Inprise certamente terá sucesso, pois o Cbuilder foi muito bem implementado, é fácil e possui bastante recursos.

Maiores informações podem ser consultadas em www.inprise.com/ cppbuilder