Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

TABELAS DE SISTEMA NO INTERBASE

 

Neste mês, trarei até vocês um artigo um tanto quanto prático e técnico, mas de extrema importância para qualquer um que queira se aventurar mais profundamente no Interbase. Nele falaremos das tabelas de sistema, que são tabelas utilizadas internamente pelo Interbase para armazenar os metadados (metadata) do banco de dados. Elas são criadas automaticamente quando um banco de dados (BD) é criado. Toda vez que o usuário altera os metadados do BD, criando uma nova tabela ou inserindo um novo campo, por exemplo, as tabelas de sistema são atualizadas.

 

Como você pode perceber pela lista a seguir, as tabelas de sistema começam sempre com o prefixo RDB$ e somente os objetos que fazem parte do BD Interbase podem ter seus nomes iniciados com esse prefixo.

 

Detalhes das tabelas

 

Na Tabela 1, estão listadas as tabelas de sistema que compõem um BD Interbase, seguidas de uma breve descrição de suas funções, baseadas na documentação que acompanha o IB. Na Figura 1, você tem outra visão dessas tabelas.

 

RDB$CHARACTER_SETS

Descreve os grupos de caracteres válidos no BD

RDB$COLLATIONS

Lista os COLLATES disponíveis ao usuário no BD

RDB$CHECK_CONSTRAINTS

Armazena os dados de integridade referencial definidos pelas CHECKs e pelo uso da opção NOT NULL.

RDB$DATABASE

Define o Banco de Dados propriamente dito

RDB$DEPENDENCIES

Armazena as dependências de tabelas e campos com outros objetos do BD, como, por exemplo, VIEWS, TABELAS, TRIGGERS, campos calculados. O IB utiliza essa tabela para checar se um objeto pode ser removido, caso ele não tenha nenhuma dependência.

RDB$EXCEPTIONS

Define as exceções geradas por erros, incluindo as exceções definidas pelo usuário

RDB$FIELD_DIMENSIONS

Contém as dimensões das colunas do tipo ARRAY

RDB$FIELDS

Define as características de um campo. Todo campo ou domínio tem um registro correspondente nessa tabela

RDB$FILES

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo