Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 21. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

XML no Delphi 6

Conceitos, componentes e ferramentas

 

Bem-vindo à selva! Parece estranho, não parece? De fato, à primeira vista, tudo sobre o XML é uma selva. Mas, tudo é simples. Então, vamos agora responder a primeira pergunta: o que é XML? Uma definição fácil é: “XML é um acrônimo para Extensible Markup Language que consiste em uma série de regras que divide um documento em partes lógicas e hierárquicas”. Na verdade, esta não é a definição completa, porque você também pode usar o XML para o armazenamento e representação de dados. Entre muitos exemplos, podemos destacar que o XML é usado pelo OpenOffice (http://www.openoffice.org) para salvar documentos e arquivos e é um padrão para web vector graphics (gráficos da web – VML). O Gartner Group estima que em apenas 2 anos, 80% da troca da dados na Internet será em XML. Você está pronto para esta revolução? Se não está, vamos começar nossa aventura.

 

Eu quero iniciar apresentando um documento XML. Veja abaixo:

 

<?xml version="1.0"?>

<ORDER>

<NAME>

<FIRST> ROMEO </FIRST>

<LAST> LEFTER</LAST>

</NAME>

<ADDRESS>

<STREET> TRIVALE </STREET>

<NO> 18 </NO>

<CITY> PITESTI </CITY>

<PROVINCE> ARGES </PROVINCE>

<COUNTRY> ROMANIA </COUNTRY>

</ADDRESS>

<PAYMENT>

<INSTRUMENT> CREDIT CARD </INSTRUMENT>

</PAYMENT>

</ORDER>

 

Como você pode ver este é um documento XML que descreve um pedido de compra. Para uma compreensão mais simples, você pode ver abaixo uma representação tabular deste documento:

 

ORDER

NAME

ADDRESS

PAYMENT

FIRST

LAST

STR

NO

CITY

PROV

C.

INSTRUMENT

ROMEO

LEFTER

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo