Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 23. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
 

 

Estatísticas no InterBase

Neste artigo apresento as estatísticas mantidas pelo Interbase, como extraí-las diretamente e como usar o componente IBStaticalService para obter estatísticas a partir de uma aplicação Delphi.

Estatísticas e Performance

Uma dica importante para garantir a performance de um banco de dados é fazer periodicamente a análise das estatísticas mantidas pelo banco. Nessa análise podemos ver, por exemplo, como está a média de preenchimento (Average Fill), o número de páginas de dados (Data Pages) e o valor de profundidade de árvore (Depth). Estas são estatísticas que podem indicar problemas nas estruturas internas do banco e apontar oportunidades de otimização.

IBConsole

Para começar, usaremos o IBConsole para obter estatísticas do InterBase, com o banco de exemplo employee.gdb. Abra o IBConsole, clique com o botão direito no Alias para employee.gdb e escolha Database Statistics (veja a Figura 1).

 

Figura 1. Acesso a estatísticas no IBConsole

 

Na janela Database Statistics, escolha “All Options”. Com isso, o InterBase mostra todas as estatísticas do banco, como a seguir:

 

Service started at 16/10/2001 17:43:47

  ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo