Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 25. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

WebSnap Essencial

Parte 2 – Adapters

Conheça o mecanismo de Adapters e a integração com a linguagem ServerScript

 

Na primeira parte deste artigo, vimos uma pequena introdução à nova tecnologia para desenvolvimento de aplicações Web no Delphi. Demos os primeiros passos na utilização de WebSnap e conhecemos a linguagem ServerScript. Nesta edição nos aprofundaremos um pouco mais em ServerScript e conheceremos o componente Adapter, coração da tecnologia WebSnap.

Delphi e ServerScript

Até aqui, fizemos exemplos que utilizavam unicamente ServerScript – o CGI/ISAPI servia como um parser de código para o arquivo HTML anexado ao projeto. Entretanto, ServerScript, sozinha, não oferece muitas novidades. O grande atrativo está na combinação de Delphi com ServerScript. Desta forma, de dentro do código HTML, podemos acessar um objeto definido no CGI/ISAPI! Vejamos como isso pode ser feito.

Adapters

Existem vários componentes WebSnap que podem ser acessados via ServerScript. O mais básico de todos é o Adapter, o primeiro da paleta WebSnap (Figura 1).

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo