Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 26. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Controle com WebSnap

Login, sessões e soluções

Neste artigo, apresento a utilização dos recursos de Login e Sessões do WebSnap, dois fundamentos muito importantes na construção de aplicações de comércio eletrônico. O artigo conta também com uma colaboração especial de Corbin Dunn, engenheiro do WebSnap da Borland americana, onde são esclarecidas algumas dúvidas importantes que compartilho aqui com vocês. Temos ainda a colaboração de Jimmy Tharpe, uma das revelações dos newsgroups da Borland e o criador do WebSnap Pack, um pacote de componentes que estende o WebSnap e corrige alguns de seus problemas. Jimmy apresenta o pacote e a função de cada componente.

Login

O serviço de Login introduzido no WebSnap do Delphi 6 facilita muito o controle de acesso às páginas de um site de comércio eletrônico. Os componentes usados para Login no WebSnap são TWebUserList, TSessionService e TEndUserSessionAdapter. Mostro a seguir como configurar o serviço de Login em uma aplicação WebSnap.

Login na prática

Como teste, crie uma nova aplicação WebSnap do tipo "WebApp Debugger Executable". Clique no botão Components e, na janela WebSnap Components, escolha End User Adapter mudando o tipo de componente para TEndUserSessionAdapter. Marque também as opções Sessions Service e User List Service (veja a Figura 1).

Figura 1. Definição dos componentes para o exemplo com o serviço de Login

Clique no botão Page Options, altere Name para "Home" e mantenha as outras configurações como estão (Figura 2).

Figura 2. Definição de opções do módulo Home

O módulo principal será a página Home de nossa aplicação WebSnap. Veja-o criado na Figura 3. O uso de "Standard" para Template cria um novo arquivo html para o módulo, com uma configuração padrão. É criado um menu superior com links para todas as páginas publicadas da aplicação. São também feitas chamadas aos componentes de Login por meio de código ServerScript.

Figura 3. Módulo Home configurado, com componentes de Login

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo