Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 26. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Grids versáteis

StringAlignGrid, uma alternativa para o StringGrid

Conheça um componente free que permite criar grids com formatação e alinhamentos especiais

Certa vez, precisei de um grid não-vinculado a um Dataset. Para isto, claro, existe o componente StringGrid, mas este é muito limitado.  Com o StringGrid, por exemplo, não é possível centralizar o texto nas células, nem usar fontes e cores de fundo diferentes para parte das células do grid. Procurando por um componente que me atendesse, achei o StringAlignGrid, desenvolvido pelo alemão Andreas Hoerstemeier. O StringAlignGrid é uma derivação do StringGrid com todos os recursos que precisava e muitos outros. Pode ser baixado – gratuitamente e com fontes – em www.hoerstemeier.com.

Propriedades

Veja, na Figura 1, algumas das principais propriedades do StringAlignGrid.

 

Propriedade

Tipo

Descrição

Alignment

 

TAlignment

Especifica o alinhamento do texto de todas as células do grid. Se todas as células têm o mesmo alinhamento, basta alterar esta propriedade.

AlignCell[Coluna, Linha] AlignCol[Coluna] AlignRow[Linha]

TAlignment

Determinam, respectivamente, o alinhamento individual de uma célula, coluna inteira ou linha inteira.

Editing

 

Boolean

Determina se o texto das células pode sofrer alterações em tempo de execução. Tem efeito global, ou seja, aplica-se a todas as células do grid.

EditCell[Coluna, Linha] EditCol[Coluna]

EditRow[Linha]

Boolean

Determinam se o conteúdo de uma célula específica, coluna inteira ou linha inteira, respectivamente, pode ser alterado em tempo de execução.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo