Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 3. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

AHM Dialogs

 

O principal veículo de comunicação visual entre sua aplicação e o usuário são as ‘Janelas de

Diálogo’. É desta forma que nós, desenvolvedores, procuramos adaptar a aplicação para que fique mais interativa com o usuário. O Delphi incorpora 10 componentes que nos facilitam

muito desenvolver esta tarefa. E podemos encontrar outros na Web.

A biblioteca AHM Dialogs (www.tritontools.com), disponibiliza 11 componentes de diálogo, sendo 8 para exibição de janelas simples e 3 para janelas vinculadas a banco de dados.

Confira alguns dos principais componentes desta interessante biblioteca:

AHMPasswordDlg

Este componente pode poupar seu tempo para criar uma janela de entrada no sistema, pois com ele você pode definir uma máscara de entrada, número de tentativas e até mesmo sons. Na figura 1 vemos um exemplo:

 

Figura1: TAHMPasswordDlg A pasta selecionada é retornada na propriedade BrowseReturnPath.

 

AHMFolderBrowser

Este componente fornece uma interface de diretório igual à do Windows, incluindo as pastas Desktop , Lixeira e ambiente de rede. Veja na figura 2 um exemplo do TAHMFolder Browser:

 

Figura2: TAHMFolderBrowser

 

AHMPageSetupDialog

Este componente é parecido com o controle TprinterSetupDialog do Delphi, que abre a janela de configuração de impressoras. A diferença é que este possui configurações extendidas, como o tamanho do papel e das margens , ou ainda se a impressão será em retrato ou paisagem. Observe na figura 3:

 

Figura 3: TAHMPageSetupDialog

 

AHMTipTricks

Como o próprio nome já nos sugere, este componente exibe um janela de ‘Dicas e Truques’ ou ‘Dica do dia’ como em todos os programas da Microsoft. Sua utilização é muito simples: Basta escrever as dicas na propriedade Tips e executar.

No exemplo, vemos dois botões que foram incluídos caso o desenvolvedor deseje dar mais funcionalidade à janela. Para oculta-los, dê um duplo clique na propriedade Custom1BitBtn e mude a propriedade visible para False, depois faça o mesmo procedimento na propriedade Custom2BitBtn.

 

Figura 4: TAHMTipTricks

 

A boa implementação da interface de seu aplicativo pode causar uma ótima impressão para quem irá utilizar o software. Os componentes AHM podem improvisar o visual e o design do sistema facilitando o uso e o aprendizado pelos usuários. A utilização destes componentes são bem fáceis e sua documentação é muito boa. Maiores informações sobre os objetos AHM e também outros componentes podem ser adquiridas em: www.tritontools.com