Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 32. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Logs de erros

Registre erros das suas aplicações e envie-os por e-mail

 

Logs de erros ajudam a diagnosticar com mais precisão e agilidade problemas apresentados por suas aplicações. São especialmente úteis em fases de implantação de aplicações e no suporte à distância.

A idéia apresentada aqui é capturar todos os erros gerados e mais algumas informações, armazenando tudo em um arquivo texto e permitindo ao cliente filtrar esta informação para envio por e-mail.

 

Aplicação de exemplo

Vamos construir uma aplicação mostrando uma forma simples de implementar um log de erros. Abra o Delphi e adicione ao seu formulário principal um TTable. E altere as seguintes propriedades:

· DatabaseName: C:\

· Name: tblErros

· TableName: logerros.txt

· TableType: ttASCII

Esta é a tabela onde vamos armazenar os erros. Agora vamos incluir os campos a serem utilizados. São quatro informações a armazenar:

· A data e hora da ocorrência do erro;

· O formulário onde o usuário estava no momento do erro;

· O controle onde o usuário estava no momento do erro;

· A mensagem de erro emitida pela aplicação.

Clique duas vezes sobre o componente TTable, depois clique com o botão direito do mouse e chame New Field. Crie um campo chamado “Datahora”, do tipo String, com tamanho 18 (veja a Figura 1).

 

Figura 1. Criação do campo de data ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo