Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 33. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ymbol; mso-ansi-language: EN-US" lang=EN-US>·         Um preview do Delphi for .NET

Preview

Para ir preparando o mercado de desenvolvedores Delphi para as novidades do Delphi for .NET, a Borland incluiu em cada uma das caixas do Delphi 7, um CD com o Delphi for .NET Preview Edition. Este preview vem com uma RTL mínima e um compilador de linha de comando, o dccil (Delphi Command Line Compiler for IL, ou “diesel” para os mais íntimos).

Antes de vermos os detalhes do preview, apresento uma série de conceitos que são necessários para a compreensão da nova tecnologia.

O que é  .NET?

Muito se fala sobre .NET, que vai ser a plataforma do futuro, que é a plataforma de Web Services da Microsoft, que é o ponto-chave da nova linguagem C# e do VB.NET etc. Mas o .NET é muito mais do que isso. Veja:

Sucessor do modelo Win32. Estamos acostumados, ao lidarmos com características inerentes ao sistema operacional, a lidar com a API Win32. Estas APIs estão espalhadas em várias bibliotecas do sistema (como user32.dll, gdi32.dll etc.), que  devem ser mapeadas especificamente para a linguagem que estamos programando através de units e header files. Com o .NET, lidamos com uma biblioteca de objetos (um framework) que nos permite acessar através do Delphi (por exemplo) todos os serviços do sistema operacional.

Competidor do Java. O .NET oferecerá uma alternativa similar ao Java. Muitas das características existentes hoje no Java estarão também disponíveis através do .NET, tais como managed code, máquina virtual, garbage collection, e algumas características adicionais, como AppDomains, Compile on Install, Pre-Compile to Disk etc.

Não podemos, contudo, nos esquecer que o Java já está no mercado há muito tempo (desde 1994, ou ainda 1991 se levarmos em conta o projeto Green). Por melhor que o .NET seja, é bem possível que ele não se torne tão maduro quanto o Java ainda por algum tempo, apesar do seu enorme potencial e provável sucesso. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo