Artigo Clube Delphi Edição 33 - Kylix 3: Novidades em Detalhe

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Todas as versões do Delphi 7 (exceto o Delphi 7 Personal), incluem o Kylix 3 para Delphi (na versão Enterprise para o Delphi 7 Architect e Enterprise e Professional para o Delphi 7 equivalente).

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 33. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Kylix 3: Novidades em Detalhe

Desenvolvimento RAD Linux em Delphi e C++

A Borland realmente impressionou a comunidade de desenvolvedores ao lançar a versão para Linux do Delphi. E desde a primeira versão do Kylix, a idéia era disponibilizar uma versão não só com Object Pascal, mas também com suporte a C++. O Kylix 1 e 2, no entanto, trouxeram somente suporte a Delphi (o novo nome da linguagem Object Pascal), mas agora finalmente o Kylix 3 rompe barreiras do desenvolvimento RAD em C++ para Linux, incorporando em um único produto duas ferramentas de desenvolvimento: Delphi e C++.

Durante a realização da 1° BorCon em São Paulo, o público pôde conferir de perto as novidades do Delphi 7 e também do Kylix 3. O que trazemos aqui é um pouco das novidades do Delphi para Linux apresentadas lá.

Instalação do Kylix 3

Se você pretende comprar o Kylix 3, saiba que há uma novidade. Todas as versões do Delphi 7 (exceto o Delphi 7 Personal), incluem o Kylix 3 para Delphi (na versão Enterprise para o Delphi 7 Architect e Enterprise e  Professional para o Delphi 7 equivalente).

Você pode também fazer download de uma versão trial do Kylix 3 Enterprise em no site da Borland americana. Esta versão inclui as duas IDEs, Delphi e C++. Ao fazer o download, você receberá por e-mail um arquivo de licença que deve ser colocado no seu diretório home para que seja lido na instalação.

No caso do Kylix 3 para C++, é necessário baixar uma atualização disponível no mesmo site. Para iniciar a instalação, basta descompactar o arquivo baixado em um diretório e digitar sh ./setup.sh no Shell.

O Kylix para C++ utiliza muitas bibliotecas C do Linux que já devem estar instaladas no sistema. Estas bibliotecas são adicionadas na instalação do Linux na opção “Software Development” (no caso do Red Hat).

Recomendo que você utilize somente distribuições Linux certificadas pela Borland para rodar o Kylix 3, como Red Hat 7.2, Mandrake 8.2 ou Suse 7.3. Por exemplo, o Kylix 3 não roda corretamente no Red Hat 7.3 (a solução foi usar a versão 7.2 que é certificada). Por enquanto, o Conectiva não é certificado (isso não significa que não possa rodar, no entanto).

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?