Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 35. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Firebird 1.5

O que vem por aí

Parece que o time de desenvolvedores do Firebird realmente não tem descanso. Menos de um ano após o lançamento da versão 1.0, já foi disponibilizada para download a versão Alpha (atualmente Alpha 3) do Firebird 1.5.

Inicialmente a versão 1.5 deveria ser basicamente uma prova de fogo para a nova base de código, agora totalmente limpa e convertida para C++, mas a nova versão mostra que o time de desenvolvedores não se contentou apenas em apresentar um código mais limpo e eficiente, mas também acrescentou novos recursos na engine do banco de dados, que deixarão muitos desenvolvedores mais perto do céu!

Ainda não se tem uma data prevista para o lançamento oficial da versão 1.5, pois isso vai depender dos bugs que poderão aparecer com a utilização das novas versões Alpha e Beta serem disponibilizadas nos próximos meses. Mesmo assim, depois de ver o que já está disponível, não pude me conter e decidi apresentar as novidades o mais cedo possível neste artigo.

Nova base de código

Como mencionado, a maior diferença do Firebird 1.5 do seu antecessor (1.0) é o fato do código ter sido totalmente portado de C para C++. Durante o processo de migração, a equipe também aproveitou para fazer uma limpeza geral e remover códigos que não eram mais usados, ou que não faziam mais sentido (como, por exemplo, o suporte ao OS/2, Novell etc.). Por ser uma linguagem orientada a objetos, o C++ traz maior segurança e confiabilidade ao trabalho e, como se sabe, simplifica a manutenção e a reutilização de código. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo