Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 38. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.


Kylix 3 Open Edition turbinado

Acrestente banco de dados, internet e relatórios

 

Neste artigo, mostraremos como instalar novas funcionalidades no Kylix 3 Open Edition (K3OE), a versão livre do Kylix. O K3Oe não possui os componentes dbExpress e Indy nem componentes para relatórios, porém não pe difícil instalá-los, pois existem versões open source desses componentes. A vantagem é que você terá uma excelente ferramenta de desenvolvimento com muito mais recursos e componentes, eo melhor: legalmente. Neste artigo usaremos o Kylix 3 for Delphi, mas os mesmos procedimentos mostrados valem para a versão C++ do Kylix 3.

 

Ambiente e preparação

Para este artigo utilizei Conectiva Linux 8 (Kernel 2.4.18) ee o MySQL 3.23, mas acredito que você não terá problemas se utilizar outras distribuições do Linux ou outros bancos de dados que não o MySQL. No entanto lembre-se que oficialmente até aqui a Bolando só aprovou o Kylix 3 para rodar o Red Hat 7.3, Mandrake 8.2 ou Suse 7.3.

 

Nota: neste texto o caractere “-” (til) será usado para representar o diretório raiz onde o Kylix foi instalado. Assim, “-” significa /usr/local/kylix3, que é o diretório padrão onde o Kylix fica instalado. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo