Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 40. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

ModelMaker: primeiros passos

Ambiente, diagramas de classes e geração de código

As ferramentas CASE, vêm sendo cada vez mais adotadas nas empresas, para aumentar a produtividade e a padronização no processo de desenvolvimento. Mostraremos neste artigo algumas das funcionalidades básicas do ModelMaker, a poderosa ferramenta CASE para modelagem UML que acompanha as versões Enterprise e Architect do Delphi 7.

Características

Desde sua primeira versão (lançada em 1994), o ModelMaker tem uma integração excelente com o Delphi e reconhece a maioria dos elementos nativos do ambiente, como units, classes da VCL, propriedades etc.A versão incluída com o Delphi 7 é a 6.2.

Entre as principais características do ModelMaker estão a geração de código nativo para todas as versões do Delphi, suporte a UML, engenharia reversa (transformação de código em diagramas), definição de macros, geração de Design Patterns, geração de documentação, wizards e uma API para a criação de extensões (OpenTools API).

Instalação e ambiente

O ModelMaker (MM) vem com o CD de instalação do Delphi, mas não é instalado junto com a ferramenta. Você pode fazer a instalação partir do menu principal do instalador do Delphi; depois será necessário registrar o produto, caso contrário, você terá acesso apenas à versão demo, válida por 30 dias. Finalizada a instalação, será incluído um novo menu no Delphi (veja a Figura 1).

 

Figura 1. Janela principal do ModelMaker

 

Nota: pode ocorrer que o novo menu não seja incluído no Delphi. Caso isso aconteça, abra o ModelMaker diretamente (menu Iniciar), chame Options|Enviroment options>Delphi IDE e marque a opção Integrate with Delphi 7.

O ModelMaker pode ser iniciado de forma independente, como vimos, ou através do Delphi (comando ModelMaker|Run ModelMaker). A Figura 2 apresenta as partes principais da tela do MM.

Figura 2. Janela principal do ModelMaker

Construindo diagramas

O ModelMaker dá suporte à construção dos principais diagramas UML: classes, seqüência, colaboração, casos de uso, estados, atividades, componentes, deployment e pacotes. Além desses, também suporta diagramas que não fazem parte da UML, como os de robustez e MindMap.

Em nosso exemplo, criaremos um diagrama de classes simples, com as classes mostradas na Figura 3. Primeiro criaremos uma classe abstrata chamada TPessoas, contendo as características comuns entre duas classes descendentes: TPessoasFisicas e TPessoasJuridicas. Essas classes herdarão todas as características de TPessoas e acrescentarão dados e comportamentos específicos. Na classe ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo