DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da ClubeDelphi DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!

Artigo Clube Delphi Edição 40 - ModelMaker: primeiros passos

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 40.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você gostaria de comentar o que não lhe agradou?

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 40. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

ModelMaker: primeiros passos

Ambiente, diagramas de classes e geração de código

As ferramentas CASE, vêm sendo cada vez mais adotadas nas empresas, para aumentar a produtividade e a padronização no processo de desenvolvimento. Mostraremos neste artigo algumas das funcionalidades básicas do ModelMaker, a poderosa ferramenta CASE para modelagem UML que acompanha as versões Enterprise e Architect do Delphi 7.

Características

Desde sua primeira versão (lançada em 1994), o ModelMaker tem uma integração excelente com o Delphi e reconhece a maioria dos elementos nativos do ambiente, como units, classes da VCL, propriedades etc.A versão incluída com o Delphi 7 é a 6.2.

Entre as principais características do ModelMaker estão a geração de código nativo para todas as versões do Delphi, suporte a UML, engenharia reversa (transformação de código em diagramas), definição de macros, geração de Design Patterns, geração de documentação, wizards e uma API para a criação de extensões (OpenTools API).

Instalação e ambiente

O ModelMaker (MM) vem com o CD de instalação do Delphi, mas não é instalado junto com a ferramenta. Você pode fazer a instalação partir do menu principal do instalador do Delphi; depois será necessário registrar o produto, caso contrário, você terá acesso apenas à versão demo, válida por 30 dias. Finalizada a instalação, será incluído um novo menu no Delphi (veja a Figura 1).

 

Figura 1. Janela principal do ModelMaker

 

Nota: pode ocorrer que o novo menu não seja incluído no Delphi. Caso isso aconteça, abra o ModelMaker diretamente (menu Iniciar), chame Options|Enviroment options>Delphi IDE e marque a opção Integrate with Delphi 7.

O ModelMaker pode ser iniciado de forma independente, como vimos, ou através do Delphi (comando ModelMaker|Run ModelMaker). A Figura 2 apresenta as partes principais da tela do MM.

Figura 2. Janela principal do ModelMaker

"

A exibição deste artigo foi interrompida.

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da ClubeDelphi DIGITAL
ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


Manoel Edésio Da Silva
Borland Delphi 7 Product Certified e Borland Delphi 7 Certified Instructor. É Instrutor/Consultor da TDS Training, Centro de Treinamento Borland no Rio de Janeiro e Mato Grosso.
O que você achou deste post?

    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!
Cursos relacionados
Publicidade
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2013 - Todos os Direitos Reservados a web-03