Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 44. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

.NET Remoting

Aplicações distribuídas no .NET

Parte l:Conceitos e arquitetura

 

Acredito que a maioria dos programadores concorda que uma das áreas mais interessantes do desenvolvimento de software é a construção de aplicações distribuídas. Várias tecnologias surgiam para viabilizar o desenvolvimento desse tipo de aplicações e tem sido grande a discussão sobre as características crítica ao avaliar uma tecnologia de distribuição é o quanto ela abstrai detalhes sobre a comunicação entre objetos. Este é um ponto forte do .NET Remoting, tecnologia tema séie de artigos.

 

Visão geral

O .NET Remoting é a tecnologia destinada ao desenvolvimento de aplicações distribuídas da plataforma .NET. Fornece um frmework rico que possibilita a comunicaçõa entre objetos de forma independente de localização.Como ilustrado na Figura 1, essa comunicação pode se dar entre: objetos de Application Domains diferentes dentro do mesmo processo (caso1); objetos localizados em diferentes processos em um mesmo host (caso2); objetos localizados em hosts diferentes (caso3).

 

Figura 1. Comunicação entre objetos

 

Dica: Veja mais sobre Application Domains na documentação do Microsoft .NET Framework SDK 1.1, em: MSDN.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/em-us/cpguide/html/cpconapplicationdomainsoverview.asp

Uma aplicação distribuída no .NET Remoting tem estrutura similar àquela de aplicações desenvolvidas com outras tecnologias tais como COM+ e CORBA.É formada basicamente de três partes (veja na figura 2):

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo