Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 44. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Tipos no InterBase/Firebird

Sintaxe, características e recomendações

 

Nesse artigo abordaremos os tipos de dados que podem ser usados no InterBase/Fireburd (IB/FB). Veremos a sintaxe básica para sua definição, como usá-los e as diferenças entre eles.

 

Dialetos

Antes de apresentarmos detalhes sobre os tipos de dados, é importante destacar que o InterBase/Firebird suporta três dialetos, que determinam os tipos disponíveis e a maneira como são armazenados. Os dialetos foram lançados na versão 6 do InterBase para que novos tipos pudessem ser oferecidos pelo servidor sem comprometer a compatibilidade com versões antigas.

O dialeto 1 mantém compatibilidade com qualquer banco criado no IB6 ou anterior. O dialeto 2 deve se utilizado apenas em testes e depuração, para identificar incompatibilidades entre tipos dos dialetos 1 e 3, mas não deve ser utilizado em ambientes de produção. O dialeto 3 é o mais novo – e recomendado. Oferece tipos de dados adicionais e características especiais.

O dialeto usado pode ser definido basicamente de três maneiras: na criação do banco, usando o utilitário gfix ou através de um restore. Caso você queira converter um banco para o dialeto 3, o melhor é exportar seus metadados para um script e usar esse script para criar um banco com o novo dialeto. Feito isso, copia-se os dados para o novo banco, com ajuda de uma ferramenta de “pump” (por exemplo, o IBDataPump).

 

Nota ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo