Artigo Clube Delphi Edição 45 - SQL dinâmico no Firebird 1.5

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 45.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 45. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

SQL dinâmico no Firebird 1.5

Montagem de comandos no servidor

 

Neste artigo será demostrado um dos novos recursos da versão 1.5 do servidor de banco de dados Firebird a montagem dinâmica de instruções SQL (também chamado de “SQL Dinâmico”). O recurso pode ser utilizado em triggers e stored procedures e permite, por exemplo, usar o nome de uma taela como parâmetro de uma instruções SQL de atualização, ou até mesmo especificar dinamicamente nomes de campos ou a cláusula where. Observe que esse recurso não tem equivalentes no InterBase; para implementar uma funcionalidade similar em aplicações baseadas neste banco, as consultas teriam que ser montadas no código da aplicação cliente.

O recurso de SQL dinâmico é baseado no novo comando Execute Statement, que tem três variaçãoes de sintaxe. Mostraremos um exempli da utilização de cada variação (a descrição da sintaxe foi baseada na documentação que vem com o Firebird 1.5). para criar os exemplos você pode usar uma ferramente como o IBExpert (www.ibexpert.com"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?