Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 47. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Rave Reports

20 Dicas e Soluções

 

Neste artigo, apresentamos soluções para problemas comuns no dia-a-dia com o Rave Reports, além de dicas e respostas a algumas perguntas freqüentes.

 

1. Como capturar a lista de relatórios definidos em um projeto

Você pode utilizar o método GetReportList do componente rvProject,como neste exemplo:

 

RVProjectl.Open;

RVProjectl.GetReportList(ListBox1.Items, True);

 

O primeiro parâmetro (do tipo TStrings) indica onde deve ser retomada a lista de relatórios. O segundo, um boolean, indica se deve ser devolvido o nome completo do relatório (definido na propriedade FullName do componente Report); caso seja False,retoma apenas o valor da propriedade Name.

 

2. Incorporando o arquivo .rav ao executável Delphi

O arquivo de relatórios do Rave (.rav) pode ser distribuído de duas maneiras:

Separado do executável. Nesse caso o arquivo é referenciado a partir da propriedade ProjectFile do componente rvProject. Aqui, dependendo do tipo da alteração a ser feita no relatório, apenas o arquivo .rav deverá ser alterado e substituído, não sendo necessária a recompilação da aplicação.

Compilado dentro do executável. Para incorporar o .rav ao executável, carregue-o a partir da propriedade StoreRAV do componente rvProject.

 

3. Como passar valores para um relatório a partir de uma aplicação Delphi

O Rave permite que parâmetros (do tipo String) sejam passados para relatórios. Os parâmetros são definidos na propriedade Parameters (do tipo TStrings) do componente Report, um por linha.

Você pode vincular um parâmetro a um componente DataText usando a sua propriedade DataField. Por exemplo:"

 

Param.par1

 

Aqui "par1" é o nome do parâmetro. Para passar um valor a esse parâmetro a partir de uma aplicação Delphi, faça o seguinte:

 

rvProject1. SetParam(“par1”, “Testando parâmetro”);

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo