Artigo Clube Delphi Edição 48 - Delphi 8

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo apresentamos uma introdução a esta versão tão esperada, cujo nome completo é Delphi 8 for the Microsoft .NET Framework.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 48. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

 

Delphi 8

O Delphi para o .NET

 

Chegou o novo Delphi, e aqui apresentamos uma introdução a esta versão tão esperada, cujo nome completo é Delphi 8 for the Microsoft .NET Framework. Veremos as muitas novidades, faremos um passeio pela nova IDE, e construiremos exemplos básicos usando Windows Forms, ASP.NET com Web Forms e Web Services, ADO.NET e BDP. Também vamos discutir técnicas de migração e apresentar a VCL.NET, além de verificar como o Delphi 8 se integra às demais ferramentas ALM da Borland, como CaliberRM, Together, OptimizeIt e StarTeam.

A equipe da ClubeDelphi acompanhou a evolução do Delphi 8 desde a sua primeira versão beta, e leva a você, em primeira mão, as novidades trazidas por esse importante lançamento.

 

Delphi e a plataforma .NET

A Borland anunciou, há cerca de três anos, o seu compromisso com o .NET. O projeto Galileo (codinome usado na época) definia uma IDE destinada ao desenvolvimento de aplicações para a nova plataforma da Microsoft. Essa IDE surgiu com a primeira versão do C#Builder, chamada Borland Developer Studio, e foi uma estratégia da Borland para concorrer com o MS Visual Studio.NET.

Como sabemos, o Delphi 7 já trazia uma versão do compilador Delphi para o .NET. O que poucos esperavam é que o Delphi for .NET (codinome Octane) se tornaria o Delphi 8 – e não um produto à parte –, selando o compromisso da Borland com o .NET Framework.

 

Nota: Para referência do leitor, preparei um pequeno glossário com os principais termos utilizados no desenvolvimento .NET (e referenciados ao longo deste artigo), termos que provavelmente passarão a fazer parte do seu dia-dia como programador. Veja o quadro "Mini-Glossário do .NET Framework".

 

Objetivos

É importante conhecer primeiramente quais os reais objetivos da plataforma .NET:

 

. Definir um novo modelo de desenvolvimento baseado em componentes, dando fim à era COM (embora ainda seja possível usar objetos COM no .NET);

 

. Permitir a integração entre linguagens, baseando-se em um modelo único de desenvolvimento e oferecendo uma biblioteca de classes comum (a mesma utilizada no C#, VB.NET, Delphi 8 etc.). Acredite, programar em uma linguagem específica não será mais tão importante: com .NET você passará a programar para uma plataforma; conhecendo as classes do .NET Framework, poderá utilizar com facilidade qualquer linguagem .NET;

 

. Permitir a distribuição simplificada de aplicações (também conhecida como “distribuição por XCopy”), sem a necessidade de registros ou configurações adicionais;

 

. Desenvolvimento focado na web, utilizando padrões abertos como o HTTP, SOAP e XML;

 

. Utilização de um ambiente seguro, gerenciado e robusto para a execução de aplicações (uma máquina virtual) – compiladores para o .NET não geram mais instruções nativas da CPU, mas código intermediário;

 

. Abolir a necessidade de registro de bibliotecas e objetos, ou o uso de GUIDs; acabam os problemas de versionamento de DLLs (a chamada “DLL Hell”). O GAC (Global Assembly Cache) faz o controle automático de versões de assemblies.

 

Veja na Figura 1 um diagrama que resume a arquitetura de aplicações .NET.

 

Figura 1. A plataforma .NET define uma infra-estrutura básica para o desenvolvimento de aplicações

 

Nota: Um tratamento completo da plataforma .NET está fora do escopo deste artigo. Você pode consultar a documentação oficial da plataforma acessando msdn.microsoft.com, os diversos livros disponíveis. Confira também as edições 33, 37, 43, 44, 45 e 46 para uma introdução ao desenvolvimento com Delphi para o .NET – e ainda nesta edição uma entrevista com Corbin Dunn (um dos desenvolvedores do Delphi 8), esclarecendo as dúvidas mais freqüentes sobre o novo Delphi. Também não pretendemos iniciar aqui uma discussão sobre a adoção, ou não, da nova plataforma. Para isso convido o leitor a utilizar o fórum da ClubeDelphi (delphiforum.icft.com.br/forum/index.php), onde vários desenvolvedores estão debatendo sobre o assunto. Neste artigo nos deteremos nos novos recursos do Delphi 8 e na construção de aplicações para o .NET Framework.

 

Frameworks

Com o Delphi 8 temos agora a possibilidade de utilizar dois grandes frameworks:

 

. VCL.NET, que inclui a maioria das classes da antiga VCL adaptadas para rodar sobre a plataforma .NET.

 

. FCL (Framework Class Libraries), um conjunto de classes nativas do .NET Framework, que inclui suporte ao desenvolvimento de aplicações Windows Forms e ASP.NET (Web Forms e Web Services), e é muito mais extenso e abrangente que a VCL.NET;

 

Ao longo do artigo falaremos sobre ambos os frameworks, discutiremos técnicas de migração e criaremos exemplos. Mas, antes disso, veremos os passos necessários e os pré-requisitos para instalar o novo Delphi.

 

Instalação

Para instalar o Delphi 8, você precisa estar utilizando necessariamente uma das seguintes versões do Windows: 2000 (SP2 recomendado), 2003 Server ou XP Professional – veja mais detalhes sobre os requisitos mínimos no documento borland.com/delphi_net/pdf/delphi_net8_sysreqs.pdf. O Delphi 8 não roda em Windows 95, 98 ou Me (porém, as aplicações finais ainda poderão ser executadas nesses sistemas, exceto no Windows 95).

Além disso, você deve ter instalado na sua máquina os itens a seguir:

 

. .NET Framework 1.1;

 

. .NET Framework 1.1 SDK (diferentemente do Preview do Delphi for .NET que podia rodar com a versão 1.0);

 

. Microsoft Internet Explorer 6 SP1 ou superior;

 

. Microsoft Visual J# .NET 1.1 Redistributable (pode parecer estranho exigir a presença do J#, o "Java da Microsoft", mas esse pré-requisito está explícito no arquivo install.txt);

 

Todos esses itens são distribuídos juntamente com o Delphi 8. Você pode também fazer o download de cada um, e obter mais informações sobre sua instalação, a partir do endereço msdn.microsoft.com/netframework/technologyinfo/howtoget. Recomendo também que o leitor consulte o arquivo install.txt do Delphi para mais informações, principalmente se já for usuário do C#Builder.

 

A nova IDE

A nova IDE do Delphi chama-se Borland Developer Studio (BDS), e possui o mesmo “core” da IDE do C#Builder. Observe que há uma separação mais clara entre a IDE, a linguagem e outros componentes do produto; futuramente novas linguagens podem vir a ser “plugadas” à IDE.

O Delphi 8 é distribuído com a versão 2.0 do BDS (a versão 1.0 é a que vem com o C#Builder). Possui basicamente a mesma estrutura da IDE do Delphi 7.

 

Tela Inicial

 Veja na Figura 2 a tela inicial do Delphi 8. Em vez de iniciar com o tradicional formulário em branco, temos agora um “mini-browser” exibindo a Welcome Page, que possui links para acesso direto a sites de recursos, tutoriais e exemplos relacionados aos produtos da Borland. São também listados os últimos projetos abertos e links para os comandos New, Open Project, Open File e Help.

 

Figura 2. BDS, a nova IDE do Delphi 8

 

Paletas e novo Layout

Uma primeira grande mudança que o leitor vai notar é que as janelas da IDE (como Object Inspector, Form Designer e Code Editor) não ficam mais “soltas”. Tudo fica dentro da janela principal do Delphi. (Mas você pode alterar esse comportamento escolhendo a opção Classic Unlocked na barra Desktop, localizada por padrão ao lado direito do menu principal.)

Veja na Figura 3 o novo aspecto do Object Repository. Observe que a maioria das caixas de diálogo da IDE exibem agora seus itens em formato "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?