Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 48. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

 

Rave Reports "no braço"

Técnicas avançadas baseadas em código

 

Neste artigo veremos como criar um relatório no Rave usando somente código, sem utilizar o Rave Designer. Nosso foco será utilizar exclusivamente os recursos do componente RvSystem.

 

Configurando a conexão ao banco de dados

Para a saída do relatório, utilizaremos as tabelas Customer e Sales do banco employee.gdb distribuído com o Delphi. Para conexão, usaremos o dbExpress.

Crie uma aplicação no Delphi e adicione a ela um Data Module. No Data Module coloque um SQLConnection e dois SQLDataSets (ambos da paleta  dbExpress), além de um DataSource (Data Access). Seu Data Module deve estar semelhante ao da Figura 1 (observe os nomes dados aos componentes).

 

Figura 1. Data Module com componentes para acesso a dados

 

No SQLConnection configure uma conexão Interbase ao banco. Clique em OK e mude as propriedades LoginPrompt e Connected do SQLConnection para False e True, respectivamente. Aponte a propriedade SQLConnection dos SQLDataSets para SQLConnection1 e o DataSet de dsCustomer para Customer. Selecione Customer e defina seu CommandText  para:

 

select

  C.CUST_NO, C.CUSTOMER, C.ADDRESS_LINE1,

  C.CITY, C.STATE_PROVINCE, C.COUNTRY,

  C.PHONE_NO, C.POSTAL_CODE            

from

  CUSTOMER C

 

Mude o CommandText de Sales para:

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo