Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Código de Barras

Introdução, Tipos e Impressão

 

Ao frequentar os grupos de notícias ou listas de duscussão, uma dúvida muito comum que econtro é: “Como imprimir um código de barras?”. Esta pergunta tende a aparecer com certa frequencia, pois o uso do código de barras tornou-se comum nos diversos ramos de aplicação: na indústria, para controle de estoque e produção; no comércio, para indentificação de produtos e também na área bancária, para boletos de pagamento.

Neste artigo iremos apresentar uma introdução aos códigos de barras, mostrando os tipo principais e como imprimí-los usando o Delphi (certamente, alguns leitores mais afoitos irão passar diretamente a essa última seção!).

 

Visão geral

Códigos de barras são símbolos compostos de barras paralelas, cuja disposição permite a representação de informações numéricas ou alfanuméricas. Esses símbolos são interpretados pro leitores CCD ou a laser, que os decodificam, transferindo suas informações para o computador ou mesmo para um disposiritov portátil (coletores de dados, PDAs etc.).

A tranferência de dados do leitor de código de barras para o computador é basicamente, feita de duas maneiras:

·         Por interface serial: o leitor lê, processa e envia os dados para o computador;

·         Por inteface de teclado: o leitor comporta-se como se os dados estivessem sendo digitados em um teclado – assim não é necessário nenhum procedimento esppecial por parte do desenvolvedor para processar a entrada.

 

A conexão seriao é interessante quando se quer que um computador controle diversos leitores (muito comum na indústria). A conexão via teclado facilita a programação da entrada dos códigos, pois não necessita de processamento especial.

A utilização de códigos de barras trz diversas vantagens, como velocidade na entrada de dados e a confiabilidade da infrmação – a um custo relativamente baixo. Esses códigos vêm sendo adotados de maneira quase global: inicialamente, no comércio eles eram exigidos apenas nas grandes redes de supermecados. Com o passar do tempo, seu uso foi disseminando até pequenas lojas já usam códigos de barras para fazer velocidade na entrada de dados, minimizando erros no controle de estoque e diminuindo filas no caixa. Na área bancária, os códigos de barra dos boletos trazem dados como conta de débito, valor e data de vencimentto. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo