Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 49. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Mais datas e Horas

Formatação de datas e horas no IB/FB e Delphi

 

No meu último artigo, falamos os tipos de campos no InterBase/Firebird (IB/FB) responsáveis por armazenar datas, horas e Timestamps (data+hora). Agora que você já sabe como o banco de dados trabalha com esses tipos de dados, mostrarei como interagir com eeles em um programa em Delphi.

 

Padrões e formatos

O ser humano adora inventar padrões próprios, ou seja, o seu jeuto pessoa de fazer ou implementar as coisas. Podemos pensar que tudo seua muito mais fácil se o mundo seguisse um único padrão de escrita, língua, cultura etc. Mas convenhamos que tudo serua muito chato e igual demais, não? Pois é... mas muita coisa seria mais simples, ah sim, seria!

Um exemplo clássico de falta de padronização (que poderíamos chamar de “diversificação”) é o formato que usamos para representar datas. Alguns usam o formato dia/mês/ano, outros (os americanos) preferem mês/dia/ano; outros ainda, gostam de expressar os messes numericamente (1=janeiro,2=fevereiro etc.), jáalguns preferem ser mais explícitos e denotá-los por abreviações (jan, fev), ou mesmo pelos nomes completos. O fato é que, na hora de escrever um programa, devemos estar preparados para “salada” de configurações que podemos encontrar pela frente, questão que pode nos dar muita dor de cabeça.

 

Data e hora no Windows e Delphi

 

Antes de partimos para a parte prática do artigo, precisamos saber como o Windows e o Delphi trabalham com a formatação de datas e horas. No Windows, esses formatos são definidos no Painel de Controle, no item Opções regionais (ou o equivalente na sua versão do Windows). Veja a Figura 1.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo