Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 5. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Bugs

 

QuickReport

 

A vítima da vez foi a nossa ferramenta de relatórios! Aproveitando a ênfase dada no curso deste mês, exorcizarmos a buglist do QuickReport 3.0. Para quem é navegador experiente, deve saber que a QuSoft, fabricante da Biblioteca QuickReport, já disponibiliza o update pack 3.05 em seu Website. Para baixá-lo, basta acessar o endereço ftp://ftp.qusoft.no/pub/quickrep/qr305d4.exe. Este update disponibiliza várias correções, inclusive a maioria dos problemas aqui citados, e acumula as soluções oferecidas pelas versões 3.04, 3.03, 3.02 e 3.01. Se você é usuário do Delphi 4, não deixe de atualizar seu QuickReport, pois isto poderá economizar várias chícaras de café e algumas noites de sono.

 

Propriedade Visible

 

         A propriedade Visible não funciona mais no QuickReport. Caso o usuário deseje inibir a exibição de algum objeto do relatório, deverá utilizar a propriedade Enabled. A propriedade Visible, apesar de continuar aparecendo no Object Inspector, não é mais documentada nos manuais do QuickReport, ao contrário da propriedade Enabled.

         Esta propriedade não é mais encontrada na versão 3.05.

 

 

 

QRSysData

 

         O objeto TQRSysData apresenta um conjunto de problemas. Por vezes ele não funciona, ou não exibe a informação que foi informada na propriedade DATA.

 

GroupHeader

 

         O primeiro item de um grupo não aparece no relatório.

 

Barra de Progresso

 

         A barra de progresso não funciona de forma coerente. Às vezes, a barra não exibe nenhuma informação, ou quando exibe, está completamente fora de sincronismo.

 

Evento OnAfterPreview

 

         O evento OnAfterPreview não é disparado corretamente. Quando o usuário clica no botão Close, ou no botão de fechar do sistema, o evento não é executado.

 

Método ExportToFilter

 

         O código:

 

ReportForm.ExportToFilter(

TQRHTMLExportFilter.

Create(AttachamentFile));

 

         Funciona perfeitamente no Delphi 3, mas ao ser compilado no Delphi 4 (QuickReport 3.0), gera um erro. O usuário deve mudar esta linha para:

 

ReportForm.ExportToFilter

(TQRHTMLExportFilter.

Create(‘c:\report.htm’));

 

         E então o código poderá ser compilado.

 

Propriedade Alignment

 

         Esta propriedade não funciona corretamente quando aplicada a uma banda configurada para rbPageFooter. Na versão anterior, a banda era exibida junto ao rodapé da página, quando esta propriedade estava setada para TRUE.

 

Crash

 

         Quando o relatório está sendo gerado, o usuário não pode de forma alguma pressionar o botão Close, apesar de este estar disponível. Caso o faça, a máquina irá travar.

 

Windows NT 3.51

 

         Quando o método Preview é executado sobre este sistema operacional, o seguinte erro é gerado: “Win 32 Error. Code: 124. The system call level is not correct”. No Windows NT 4 SP3 este erro não é gerado.

 

Placas de Vídeo

 

         O QuickReport apresenta AV’s (Access Violations) em algumas placas de drivers de vídeo. Procure não utilizar placas aceleradoras. A QuSoft não fornece a lista de hardware compatível.

 

Propriedades RecordCount e Record-Number

 

         Estas propriedades não estão mais acessíveis na versão 3.0. Na versão 1 e2 elas estavam disponíveis, mas segundo o fabricante, foram retiradas pois causavam AV’s em algumas situações.

 

Propriedade Frame

 

         A propriedade Frame não é ajustada de acordo com a banda. Se a banda esticar em tempo de execução, as linhas do frame não acompanharão o tamanho da banda, criando um efeito muito feito no relatório. Siga os passos:

 

• Insira um TQRMemo, e em seu conteúdo ponha mais de uma linha;

• Ajuste a altura do TQRMemo e da banda, para que caibam apenas uma linha do Memo;

• Altere a propriedade AutoStretch para True;

• Altere para True, as propriedades Frame.DrawLeft e Frame.DrawRight da banda;

 

         Execute o relatório e repare o problema que as linhas laterais não acompanham o tamanho da banda;

 

Grupos sem detalhes

 

         Uma das formas de se criar um grupo somente com o título e a soma (na banda GroupFooter) do grupo era desabilitar a banda de detalhes. Na versão 3.0, este método não funciona mais, pois o QuickReport não conta mais os itens de uma banda desabilitada. Para criar um relatório deste tipo, utilize o evento OnBeforePrint, definindo o valor False para sua propriedade PrintBand.

 

Conclusão

 

         Bom, ficamos por aqui e lembramos novamente que o UpdatePack já está disponível no site do fabricante, em http://www.qusoft.com. Até a próxima!