Artigo Clube Delphi Edição 50 - Engenharia de Software

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 50.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 50. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Engenharia de Software

Programação Orientada a objetos na Prática

 

Com esse artigo iniciamos uma série sobre tópicos intimamente ligados à engenharia de software. Grande parte da literatura disponível aborda o tema sob o ponto de vista de linguagens como Java, Smalltalk, CC++ (e recentemente C#), utilizadas pelos pioneiros e proponentes desses conceitos.

Mas como aplicá-los a realidade dos desenvolvedores Delphi? Como manter-se preparado para as mudanças e novas oportunidades? Como aumentar nosso valor de mercado?

Veremos como a tecnologia de objetos pode ajudar muito mais, se aplicada adequadamente. Para isso, precisamos conhecer melhor a UML (Unifield Modeling Language), as ferramentas de modelagem disponíveis, como o Together e o ModelMaker, e algumas técnicas de análise e modelagem OO.

Em seguida conheceremos mais de perto a própria construção de sistemas orientados por objetos, usando frameworks como Bold e ECO, ou até mesmo construindo um próprio, baseado ou não neles.

Para complementar, estudaremos como gerenciar o ciclo de vida da aplicação, ou ALM (Application Lifecycle Management), com ferramentas como CaliberRM e StarTeam.

Os conceitos serão apresentados de forma a abranger os aspectos básicos para quem está começando, prosseguindo paulatinamente para os mais avançados, atendendo as expectativas da maioria da comunidade.

Neste artigo faremos um exemplo bastante simples usando Delphi 7 e ModelMaker (para uma introdução ao ModelMaker com Delphi consulte a edição 40)."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?