Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 50. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Firebird 1.5

Instalação e configuração

 

Na edição 35 tivemos um artigo sobre novidades do Firebird 1.5. Naquela época, tudo indicava que em questão de semanas a versão final seria lançada, embora meses tenham se passado até o lançamento oficial em 21 de fevereiro de 2004.

Durante esse período tivemos várias versões alpha, beta e nove versões Release Candidate. A demora pode ter irritado os mais apressados, mas demonstra a preocupação da equipe de desenvolvimento do FB em lançar uma versão estável e com instaladores que realmente funcionam.

A versão 1.5 marca a história do FB, afastando-o definitivamente do InterBase.  Os nomes dos arquivos e chaves de registro, que antes mantinham total equivalência com o IB, agora possuem identidade própria, deixando claro que os dois bancos seguirão seus próprios caminhos.

No entanto, o FB 1.5 continua totalmente compatível com o IB 6.0 e com o próprio FB 1.0. Dessa forma, os que já usavam essas versões do servidor, não terão maiores problemas; a migração pode ser feita de maneira tranqüila e transparente.

Entre as novidades da nova versão está a possibilidade de se ter múltiplas versões do servidor rodando em uma mesma máquina, ou rodá-lo em conjunto com o IB ou o FB 1.0! (desde que utilizem portas diferentes).

Neste artigo mostrarei como instalar o FB 1.5 no Windows em duas situações: rodando sozinho e em conjunto com o FB 1.0.

 

Baixando o instalador

Como qualquer software Open Source, obter o FB é fácil e rápido! Basta entrar no site do projeto e baixar a versão para o sistema operacional desejado. Entre no endereço: ext. Uma nova tela, com informações importantes referentes à instalação e desinstalação do software, será exibida. Após lê-la, clique em Next para prosseguir e escolha a pasta onde o FB será instalado. Pressione Next e selecione os componentes que deseja instalar. As opções disponíveis são:

  • Full installation of Super Server and development tools – instala a versão Super Server do FB junto com os utilitários de linha de comando, documentação, etc.;
  • Full installation of Classic Server and development tools – instala a versão Classic Server do FB junto com os utilitários de linha de comando, documentação, etc.;
  • Instalation of Client for Developers and database administrators – instala somente os utilitários de linha de comando e o cliente FB, procedimento normalmente feito nos terminais de rede rodando aplicações que farão acesso ao servidor;
  • ...
    Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo