Artigo Clube Delphi Edição 50 - Firebird 1.5

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista Clube Delphi Edição 50.

Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 50. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Firebird 1.5

Instalação e configuração

 

Na edição 35 tivemos um artigo sobre novidades do Firebird 1.5. Naquela época, tudo indicava que em questão de semanas a versão final seria lançada, embora meses tenham se passado até o lançamento oficial em 21 de fevereiro de 2004.

Durante esse período tivemos várias versões alpha, beta e nove versões Release Candidate. A demora pode ter irritado os mais apressados, mas demonstra a preocupação da equipe de desenvolvimento do FB em lançar uma versão estável e com instaladores que realmente funcionam.

A versão 1.5 marca a história do FB, afastando-o definitivamente do InterBase.  Os nomes dos arquivos e chaves de registro, que antes mantinham total equivalência com o IB, agora possuem identidade própria, deixando claro que os dois bancos seguirão seus próprios caminhos.

No entanto, o FB 1.5 continua totalmente compatível com o IB 6.0 e com o próprio FB 1.0. Dessa forma, os que já usavam essas versões do servidor, não terão maiores problemas; a migração pode ser feita de maneira tranqüila e transparente.

Entre as novidades da nova versão está a possibilidade de se ter múltiplas versões do servidor rodando em uma mesma máquina, ou rodá-lo em conjunto com o IB ou o FB 1.0! (desde que utilizem portas diferentes).

Neste artigo mostrarei como instalar o FB 1.5 no Windows em duas situações: rodando sozinho e em conjunto com o FB 1.0.

 

Baixando o instalador

Como qualquer software Open Source, obter o FB é fácil e rápido! Basta entrar no site do projeto e baixar a versão para o sistema operacional desejado. Entre no endereço: WWW.firebirdsql.com, clique no link Download e baixe o arquivo Firebird-1.5.0.4306-win32.exe (para Windows 9x/NT/XP/2K/2003). Perceba que existem outros arquivos que podem ser baixados, na versão para Win32:

·         Firebird-1.5.0.4290_debug_win32.zip – versão para debug: fornece dumps de informações quando algum erro é encontrado, facilitando a identificação da causa do erro pelos desenvolvedores; 

·         Firebird-1.5.04290_embed_win32.zip – servidor embedded: é o servidor FB complete dentro de uma única DLL. Permite apenas um acesso local ao banco e é indicado para catálogos em CD-ROM ou softwares de demonstração;

·         Firebird-1.5.04290_win32.zip – versão do servidor sem instalador.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?