Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 52. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Delphi 8 e ASP.NET

 Server Controls, Sessões e Validações

 

Na edição 51, iniciamos um curso sobre o desenvolvimento   para Web usando o Delphi 8 e ASP.NET. Neste segundo artigo da série, estaremos mostrando como trabalhar com os diversos tipos de controles (chamados Server Controls) que podem ser utilizados em uma aplicação Web no Delphi 8.

Veremos também como armazenar variáveis em sessão e como fazer validações em formulários.

Devido aos inúmeros pedidos recebidos, mostrarei também neste artigo como realizar a instalação e configuração do servidor Cassini (veja o quadro "Instalando e configurando o Cassini Web Server").

 

ASP.NET Server Controls

ASP.NET Server Controls são componentes que rodam no servidor   e encapsulam a interface de usuário e outras funcionalidades   relacionadas. Além disso, eles detectam automaticamente as características dos navegadores utilizados, gerando e enviando somente conteúdo compatível com os mesmos.

Server Controls são declarados dentro do arquivo aspx, usando ''tags" customizadas   que contenham o valor de atributo runat="server". Desse modo,você estará habilitando eventos no lado servidor e tratamento automático do estado para esses controles.

Os Server Controls possuem um modelo de programação   orientado a objetos, disponibilizando propriedades, métodos e eventos   que podem ser utilizados em suas aplicações, no código que roda no lado servidor. Dessa forma, você utiliza o mesmo modelo de programação que está acostumado a escrever (em aplicações Windows), para construção de aplicações Web. Isso unifica os dois mundos, antes isolados, onde programadores Windows   poderão facilmente programar para a Web: você não precisa mais conhecer dois frameworks diferentes de programação.

Outro recurso disponibilizado por diversos Server Controls é o que chamamos de data binding, que permite "ligar" ' um controle a um determinado atributo de uma fonte de dados. Você pode implementar esse recurso utilizando um formato especial de expressão, que possui informações sobre qual fonte de dados você deseja ligar (imagine algo semelhante à configuração do DataSource / DataField de um controle data-aware da VCL). Falaremos   mais sobre o assunto nas próximas edições.

 

Tipos de Servers Controls

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo