Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 52. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Delphi 8 e C#

Integração entre linguagens no .NET

 

Um dos principais objetivos do .NET Framework é permitir a integração entre as linguagens, baseando-se em um modelo único de desenvolvimento e oferecendo uma biblioteca de classes comum, a mesma utilizada no C#, VB.NET, Delphi 8, etc.

Antes do .NET, cada linguagem definia um conjunto próprio de tipos, classes e APLs (por exemplo a VCL para Delphi, MFC da Microsoft, etc.),  o que poderia aumentar a curva de aprendizado caso um desenvolvedor precisasse utilizar outra ferramenta de desenvolvimento ou linguagem.

Além disso, a integração entre linguagens e componentes ou aplicações nunca foi algo simples. Várias tecnologias surgiram com esse objetivo: o COM (Component Object Model), DDE (Dynamic Data Exchange), OLE (Object and Embedding), ActiveX, etc.

Quem nunca precisou acessar a partir do Delphi uma DLL escrita ou em outra linguagem? As Type Libraries até que facilitavam um pouco esse processo. Outras vezes era preciso declarar sua rotina como “External” e utilizar tipos básicos da API do Windows, como pchar e cardinal. Em todos os casos a integração é praticamente

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo