Crie arquivos de ajuda para suas aplicações

Neste artigo veremos como criar arquivos de ajuda para aplicações Delphi usando o Microsoft HTML Help Workshop. Essa ferramenta utiliza páginas HTML para gerar arquivos de ajuda em formato CHM (Compiled HTML help). O processo é um pouco diferente do que era feito para os tradicionais arquivos .HLP, criados com o Help Workshop.

Veremos ainda como vincular controles de um formulário a determinados tópicos da ajuda, que podem ser abertos automaticamente quando o usuário apertar a tecla F1.

A aplicação de exemplo

Para a criação da ajuda, utilizaremos uma aplicação bastante simples (nossa já tradicional "calculadora''). O código-fonte do exemplo não vem ao caso neste momento, nos preocuparemos apenas em mostrar o processo de integração com o HTML Help. Foram criadas algumas páginas para representar o help da aplicação, a saber: index.htm, operando1.htm, operando2.htm, resultado.htm, soma.htm e telaprincipal.htm. O exemplo da calculadora e as páginas criadas estão para download no endereço deste artigo.

Você pode encontrar esses arquivos no endereço para download deste artigo.

Antes de iniciar a criação do projeto no HTML Help Workshop, é necessário que você crie a documentação da aplicação em formato HTML, como fizemos aqui. Um estudo da linguagem HTML está fora do escopo deste artigo. Para criar as páginas, você poderá utilizer um editor HTML qualquer, como o FrontPage, DreamWeaver, etc.

Criando o projeto no HTML Help workshop

O procedimento seguinte consiste em compilar no HTML Help Workshop as páginas criadas. Abra a ferramenta a partir do menu Iniciar, acesse o menu File\New e selecione Project. Na primeira tela clique no botão Avançar e na tela seguinte digite o caminho completo do projeto a ser criado. Para facilitar salve-o no mesmo diretório onde está a aplicação Delphi, com o nome de "prjCalculadora.hhpt".

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo