Esse artigo faz parte da revista Clube Delphi edição 52. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição



Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

 

Testes unitários com Delphi

Introdução ao DUnit

 

Para assegurar a qualidade de nossos softwares, precisamos ter um processo bem definido, com análise, projeto, desenvolvimento e principalmente Testes. Os tipos de testes que normalmente realizamos são os de homologação, antes de gerar uma versão para o cliente, onde muitas vezes nem possuímos casos de teste para trabalhar, ou seja, a pessoa testa o que lembrar, e não buscando situações de exceção.

Outro problema é quando há uma mudança nos requisitos, que pode ter um impacto em outros pontos do sistema. Muitas vezes no conseguimos capturar estas situações via testes de homologação.

Uma das principais práticas do Extreme Programming, também conhecido como “XP” (veja o quadro), é a do ‘‘Desenvolvimento dirigido a testes”. Este será o tema deste artigo, onde utilizaremos um framework chamado DUnit para o desenvolvimento de testes unitários no Delphi. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo