Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Artigo Clube Delphi Edição 9 - Interbase Components II
Artigo da Revista Clube Delphi Edição 9.
Você não gostou da qualidade deste conteúdo?
(opcional) Você gostaria de comentar o que não lhe agradou?

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download. Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.
Interbase Components II
Segunda parte dos componentes de acesso direto ao Intebase.
Estamos de volta com a palheta Interbase! E parece que a melhor parte ficou para o final - visto que agora iremos conhecer os objetos que oferecem uma integração direta com o banco de dados. Neste momento, iremos trabalhar com recursos como o SQL Monitor, Eventos, Stored Procedures, entre outros. Todos os exemplos aqui descritos estão disponíveis para download, no endereço www.clube delphi.com.br/edicao9/ interbase.zip.

Este objeto é equivalente ao objeto TstoredProc, da palheta DataAccess, e o seu uso é muito semelhante. Defina a propriedade Database, indicando o nome do objeto IbDatabase do aplicativo, e a propriedade Transaction, indicando o nome do objeto ibTransaction. Em seguida, clique na lista StoredProcName, para visualizar as procedures disponíveis no banco de dados. Para executar a procedure a partir do aplicativo, chame o método ExecProc. Ex:
StoredProc1.Params[0].AsString := Edit1.Text;
StoredProc1.Prepare;
StoredProc1.ExecProc;
O recurso de StoredProcedures é um dos diferenciais para com o Paradox (ou qualquer outro banco de dados local). O desenvolvedor pode criar procedures ou funções armazenadas no servidor, através de uma linguagem padrão conhecida como PL/SQL. Este recurso, bem utilizado, pode aumentar em muito a performance do aplicativo. Por exemplo, em um cadastro de Venda, a rotina para baixa no estoque poderia ser armazenada no banco de dados. Com isto, apenas a instrução SQL para cadastro da venda seria enviada, e a atualização na tabela de estoque seria realizada localmente, pelo servidor.

Um objeto para manipulação de dados completo. Permite executar comandos SQL SELECT, criar um result set scrolável, além de permitir a definição de comandos SQL DML para manipulação de dados. Este componente substitui a funcionalidade de um objeto IbQuery + IbUpdateSQL, fornecendo uma interface única para esta tarefa. Vejamos um exemplo:
Inicie uma nova aplicação no Delphi. No formulário em branco, insira um objeto Tibdatabase e um objeto TibTransaction. Configure-os, linkando com o banco de dados Employee.gdb
"
Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!




