Dicas de como usar o Grid turbinado do ASP.NET 2.0

 

Neste artigo veremos

·         Principais dicas sobre o controle GridView do ASP.NET 2.0;

·         Visualização de imagens no GridView;

·         Rodapé com totalização;

·         Master/Detail e Master/Detail Template.

Qual a finalidade

·         Visualizar e conhecer as principais novidades do GridView.

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em todo tipo de web site é possível usar o GridView, pois é um componente excelente para visualizar e editar dados.

 

Resumo do DevMan

         O GridView é o componente mais importante do ASP.NET 2.0, utilizado para mostrar dados em forma de Grid. Aprenda neste artigo várias dicas de como manipular este poderoso componente.

 

Desde a minha primeira experiência com o ASP.NET, um dos controles que mais utilizei foi o Grid, pela sua facilidade em mostrar os dados no formato de tabela. Primeiramente, usei o DataGrid da versão 1.x do .NET Framework e agora uso GridView para o .NET 2.0 no RAD Studio 2007.

A primeira idéia de quem começa com ASP.NET é fazer aplicações Web iguais a aplicações Desktop, mas claro, nem tudo é possível. Especificamente, em relação ao Grid, adicionar imagens, controles e agrupamento, são as primeiras funcionalidades que desejamos.

O DataGrid é muito customizável, mas o GridView trouxe muito mais facilidades ao desenvolvedor, como inserção, atualização, exclusão e seleção de dados, de forma muito simples. Neste artigo, veremos algumas dicas úteis para a utilização desse controle para customizá-lo em suas aplicações Web.

 

Construindo o exemplo e adicionando controles

A funcionalidade de templates do ASP.NET ajuda em muito a customização do GridView para a adição de controles. Basta criar um coluna do controle do tipo TemplateField e adicionar os controles necessários.

Neste exemplo, vamos trabalhar com o CheckBox, onde simularemos um WebMail. Para quem está acostumado a usar WebMail, sabe que os e-mails aparecem em um Grid, onde podemos selecioná-los, excluí-los entre outras funcionalidades.

Crie uma nova aplicação Web no RAD Studio 2007, com suporte ao AJAX (Figura 1), através do menu File>New>Other>Delphi for .NET Projects>AJAX-Enabled ASP.NET Web Application. Usaremos AJAX para que algumas dicas fiquem de fácil entendimento, já que não teremos refresh total da página.

 

Figura 1. Criando o projeto Web com suporte ao AJAX

 

Nota do DevMan

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo