Artigo da .net Magazine 41 - GridView avançado

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo implementaremos algumas funcionalidades de interface mais avançadas com o GridView do ASP.NET.

capa_NET40_G.gif

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

ASP.NET

GridView avançado

 

Este artigo discute

Este artigo usa as seguintes tecnologias

·       GridView;

·       Customizando eventos;

·       JavaScript.

Visual Studio 2005, ASP.NET 2.0, AJAX e C#.

 

Como sabemos, o GridView do ASP.NET 2.0 é cheio de funcionalidades, e por padrão permite implementar ações como: edição, seleção, ordenação e paginação com extrema facilidade.  Porém, com a vinda do Ajax, surge a necessidade de criarmos aplicações Web com maior riqueza de interação com o usuário.

E então surge a questão: Como fazer para tornar os Grids mais interativos e parecidos com os Grids que temos em aplicações Windows Forms? Uma das respostas possíveis é utilizar Grids de terceiros, que na maioria das vezes proporciona essas funcionalidades, mas que geralmente são produtos pagos e caros.

Neste artigo implementaremos algumas funcionalidades de interface mais avançadas com o GridView do ASP.NET. Veremos que com a ajuda do Ajax, e de alguns truques com JavaScript, podemos implementar uma série de recursos sem precisar adquirir um Grid de terceiro.

Novo Projeto

Neste artigo utilizaremos o Ajax, portanto caso ainda não o tenha instalado, acesse o site ajax.asp.net para obter o download e as instruções. Em seguida abra o Visual Studio 2005 e acesse o menu File>New>WebSite.

Conforme mostra a Figura 1, selecione o template ASP.NET Ajax-Enabled Web Site, informe “GridViewAvancado” em Name e clique em OK. Veja que o Web Site foi criado e que já temos uma página Default.aspx.

 

image004.jpg

Figura 1. Criando novo Web Site

Banco de Dados X DataSet

Como é de costume, vamos utilizar o banco Northwind em um servidor SQL Server. Utilizaremos a tabela Categories. Clique com o botão direito sobre o projeto no Solution Explorer e escolha a opção Add New Item.

Escolha o template DataSet, informe “Northwind.xsd” e clique em Add. Aparecerá uma mensagem para confirmar a criação da pasta App_Code, clique em Sim. No design do DataSet, arraste do Server Explorer a tabela Categories. Seu DataSet deverá ficar como mostra a Figura 2. Em seguida salve e faça um Build no projeto.

 

image006.jpg

Figura 2. DataSet Northwind com o DataTable Categories

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?