Artigo da WebMobile 5 - Desenvolvendo aplicações J2ME para PDAs

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo Originalmente publicado na WebMobile 05

Artigo Originalmente publicado na WebMobile 05

 

wm05_capa.JPG

 

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

Desenvolvendo aplicações J2ME para PDAs

Fábio Medeiros

Os dispositivos portáteis têm se tornado algo muito comum atualmente. Celulares, PDAs (Personal Digital Assistant ou Assistente Pessoal Digital) e smartphones (junção de PDA e celular) estão sendo utilizados cada vez mais pelas pessoas para realizar diversas tarefas do nosso cotidiano tais como aplicações de força de venda, coletores de dados, comanda eletrônica, entre outras. Com isso, surge um novo mercado em expansão e muito promissor: o de desenvolvimento de software para dispositivos portáteis.

Existem diversos sistemas operacionais executando nestes dispositivos: Windows Mobile, Palm OS, Linux e Symbian. No que diz respeito a linguagens de programação, existe um universo muito maior. Só para citar, temos: C, C++, C#, Pascal, Visual Basic e Java.

Iremos demonstrar o desenvolvimento de software para o sistema operacional mais utilizado em PDAs, o Palm OS (que já pode ser encontrado em alguns smartphones). Para isso, utilizaremos a linguagem Java, que já é muito utilizada em servidores web e aplicações desktop e vem ganhando notoriedade nestes tipos de aplicações através da plataforma J2ME (Java 2 Micro Edition).

Ao longo deste artigo iremos apresentar todos os passos técnicos relacionados ao desenvolvimento de uma aplicação para este tipo de plataforma, desde a instalação das ferramentas necessárias para seu desenvolvimento, até o desenvolvimento de uma aplicação real através de um exemplo básico.

Processo técnico de desenvolvimento de uma aplicação Palm OS

O desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, mais precisamente PDAs, envolvem alguns passos técnicos bastante simples e que são necessários para sua realização. Os passos que serão descritos ao longo deste artigo são:

1.                   Definição das ferramentas necessárias para o desenvolvimento;

2.                   Preparação do ambiente de desenvolvimento (instalação e configuração das ferramentas);

3.                   Desenvolvimento da aplicação (sua construção efetiva);

4.                   Conversão da aplicação de pacote .jar para arquivo .prc;

5.                   Simulação da aplicação.

 

As próximas seções irão descrever cada uma desses passos citados anteriormente, apresentando um exemplo bem simples de aplicação como mecanismo para facilitar o aprendizado. O exemplo a ser descrito consiste em uma aplicação do tipo Hello World.

Definição das ferramentas necessárias

O primeiro passo quando iniciamos o desenvolvimento de qualquer tipo de aplicação é a especificação e configuração do ambiente onde será realizado o desenvolvimento. Para este artigo, será necessária a instalação dos seguintes programas (todos disponibilizados gratuitamente na internet), seguindo essa ordem:

·               Wireless ToolKit (WTK) da Sun Microsystems;

·               O Websphere Everyplace Micro Environment (WEME) da IBM;

·               O simulador do Palm OS, da palmSource.

 

A seguir iremos descrever as atividades necessárias para a instalação e configuração de cada programa citado, e sua forma de obtenção.

Instalando o WTK

O WTK é a ferramenta disponibilizada pela Sun para a criação, geração e teste/simulação das aplicações Java para dispositivos portáteis (basicamente de celulares), chamadas de suite de MIDlets ou, simplesmente, MIDlets. Alguns passos e pré-requisitos são necessários para a instalação e configuração do WTK.

 

Instalação do J2SDK

  Antes de instalar o WTK, o leitor deverá ter instalado em seu computador o J2SDK 1.4.2 ou uma versão superior e ter noções básicas da linguagem de programação Java e de J2ME. O pacote do J2SDK 1.4.2 pode ser obtido gratuitamente no endereço http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html.

 

Download do WTK

O WTK pode ser baixado do site da Sun (http://java.sun.com/products/j2mewtoolkit/download-2_2.html) e, até a data da escrita deste artigo, está na versão 2.2, possuindo suporte às seguintes tecnologias:

·                     Connected Limited Device Configuration (CLDC) 1.1;

·                     "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?