Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 12 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Projeto

UML – Diagrama de Classes

Encontrando classes e desenhando seu diagrama – Parte I

 

De que se trata o artigo:

Este artigo tem por objetivo apresentar as regras para se modelar um diagrama de classes, partindo da análise prática dos requisitos de um estudo de caso.

Para que serve:

Fornecer aos desenvolvedores ou estudantes da área de sistemas uma linha de entendimento com o intuito de orientá-los a modelar seus diagramas de classes.

Em que situação o tema é útil:

Para quem ainda não modelou classes, ou para quem tem experiência e quer revisar a sintaxe permitida nesse tipo de diagrama.

 

Neste artigo, faremos uso de um pequeno estudo de caso para entendermos como é feita a modelagem de um diagrama de classes, aproveitando esse passo a passo para a apresentação das regras desse diagrama.

Nessa primeira parte mostraremos como extrair classes de uma lista de requisitos ou de um caso de uso; demonstraremos as notações para representarmos uma classe, seus atributos e operações, e falaremos do relacionamento de associação.

No próximo artigo, veremos como refinar um diagrama de classes, apresentando informações relevantes como escopo, restrições, os relacionamentos de generalização e agregação, além de algumas classes especiais como classe de enumeração, abstrata e de associação.

Encontrando as classes

A tarefa de encontrar classes entre um conjunto de requisitos requer questionamento e investigação. O caminho mais usual para essa tarefa é a de se encontrar as classes a partir dos cenários de casos de uso. Contudo, podemos partir também dos requisitos ainda brutos (não modelados em casos de uso), para obter uma primeira versão das classes que o sistema acolherá. Normalmente, essa segunda opção é realizada em sistemas de maior porte para se obter uma idéia macro de sua dimensão, antes que o trabalho duro tenha início; ou em sistemas de menor porte, para se ter a idéia precisa de seu tamanho.

Em virtude de espaço, não iremos relacionar aqui todos os cenários dos casos de uso de nosso estudo de caso para extrairmos as classes a partir deles. Mas aproveitando a simplicidade de nosso exemplo, faremos a lista de classes a partir do levantamento de requisitos apresentado no Quadro 1.

 

Sistema de Consultas Médicas

 

Dr. Monteiro contratou uma empresa para informatizar seu consultório.

Dr. Monteiro é pediatra e atende através de plano de saúde ou particular. As consultas na agenda serão marcadas pela secretária, e ocorrem de meia em meia hora, em horários distintos a cada dia da semana. Só são permitidos dois encaixes por dia. Caso o paciente seja novo, deve-se registrar apenas o nome da criança, do responsável, telefone de contato e tipo de plano.

Para cada paciente é preciso manter: nome da criança, nome dos pais, data de nascimento, endereço completo (incluindo uf), telefone residencial e celular (indicando a quem pertence), sexo, prontuário de cada consulta, histórico de peso e altura. O receituário deve ser emitido pelo sistema com as prescrições, nome e CRM do médico.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo