Artigo Engenharia de Software 15 - Linhas de Produtos de Software

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

A ênfase do artigo é dada aos conceitos iniciais da abordagem e a análise de domínio de características, uma das etapas principais para o estabelecimento das plataformas de produção.

Esse artigo faz parte da revista Engenharia de Software 15 edição especial. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição


Desenvolvimento

Linhas de Produtos de Software

Introdução, conceitos e desafios para sua adoção

 

 

De que trata o artigo:

Linhas de Produtos de Software é um novo paradigma da Engenharia de Software voltado à extrema utilização do reuso para a construção de famílias de produtos. A ênfase do artigo é dada aos conceitos iniciais da abordagem e a análise de domínio de características, uma das etapas principais para o estabelecimento das plataformas de produção.

 

Para que serve:

As Linhas de Produtos permitem que se estabeleça a infra-estrutura necessária para que uma família de produtos, aplicações que fornecem serviços parecidos, contudo, diferenciados, seja constituída para a construção rápida das aplicações.  

 

Em que situação o tema é útil:

Para empresas que atuam em um segmento específico de mercado e, dentro dele, querem oferecer produtos mais diferenciados de acordo com o perfil de consumidores que possuem.

 

 

Não seria legal se para desenvolver uma aplicação de software precisássemos apenas escolher artefatos para que no final tivéssemos a aplicação funcionando? Um dos temas em maior evidência nos últimos anos é a Engenharia de Linhas de Produtos de Software (LPS), um paradigma para o desenvolvimento de aplicações, que traz como bandeira uma filosofia audaciosa para o conceito amplo de reuso. Aqui são apresentados conceitos introdutórios sobre este assunto e mencionados os desafios existentes nesse complexo universo. Neste artigo será tratado com mais ênfase a análise de domínio orientada a features.

A origem das Linhas de produtos

O conceito tradicional das linhas de produtos foi criado na indústria automobilística para substituir o modelo de fabricação existente na época no qual um produto era inteiramente produzido por uma única pessoa ou por um pequeno grupo delas. As linhas de produção introduziram o conceito de modularização, já que o trabalho poderia ser feito em “pedaços”, e possibilitava que os produtos fossem desenvolvidos em um tempo menor devido ao paralelismo das tarefas.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?